domingo, outubro 06, 2013

BIO-FILMO: CARLO PONTI

Nascido em Magenta, Lombardia, Itália, a 11/12/1912
Falecido em Geneva, Suiça, a 10/1/2007
Carlo Ponti, um dos últimos grandes produtores italianos do pós-guerra (o outro foi Dino de Laurentis, também já desaparecido, em 2010), faleceu na Suiça, aos 94 anos. Esse homem, que não foi apenas o marido de Sophia Loren (alguns diriam que só por isso mereceria passar à história), rodeou-se dos mais prestigiados realizadores mundiais para produzir os mais variados filmes ao longo da sua vida: Roberto Rossellini, Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Jean-Luc Godard, David Lean, King Vidor ou Jacques Demy, foram alguns dos nomes que a ele se associaram para criarem muitas obras-primas do Cinema.


«Dediquei-me à produção, por amor à minha mulher, e ela soube corresponder-me», disse Ponti numa entrevista poucos anos antes de morrer. Em 1964 tinha tentado impor Sophia Loren como Lara, protagonista do filme "Dr. Zhivago"; ao que o realizador David Lean lhe respondeu: «Se conseguires convencer-me de que ela pode parecer uma virgem, dar-lhe-ei o papel.» No fim, como é sabido, a personagem foi compreensivelmente para Julie Christie, e Ponti não teve outro remédio senão encontrar papeis mais adequados para a sua rainha de beleza.


Ponti, nascido a 11 de Dezembro de 1912, em Magenta, Itália, e cuja trajectória arranca a meados dos anos 40, depois de abandonar a advocacia (licenciou-se pela Universidade de Milão), contribuiu para o relançamento do cinema italiano do pós-guerra. Além de investir em alguns títulos do cómico Totó, apostou em realizadores que, terminado o conflito europeu, renovariam a cinematografia do seu país. Lembremos alguns títulos fundamentais: "Juventude Perdida" (Germi, 1948), "Sem Piedade" (Lattuada, 1948), "O Sétimo Mandamento" (Comencini, 1948), "O Moinho do Rio Pó" (Lattuada, 1949), "A Linha Branca" (Zampa, 1950), "Europa 51" (Rossellini, 1952), "A Estrada" (Fellini, 1954).


Após essa primeira etapa italiana, Ponti virou-se para o cinema francês surgido na Nouvelle Vague. A sua fusão de cinefilia e olfacto comercial, levou-o a apoiar as propostas autorais de Jacques Demy ("Lola", 1961), Agnès Varda ("Duas Horas da Vida de Uma Mulher", 1961), Jean-Luc Godard ("Uma Mulher é Uma Mulher", 1961 e "O Desprezo", 1963) ou Claude Chabrol ("Landru", 1963). E para quem duvide das suas inquietudes intelectuais e artísticas, ao entrar nos anos 60 e 70, esteve por detrás do reconhecimento internacional do seu compatriota Michelangelo Antonioni, para quem produziu "Blow-Up" (1966), "Zabriskie Point" (1970) e "Profissão: Repórter" (1975).


Mas não esqueçamos a outra grande façanha na biografia de Carlo Ponti: a descoberta e criação de Sophia Loren a partir da jovem Sofia Villani Scicolone, 22 anos mais nova do que ele. O primeiro teste que ela fez à frente de uma câmara, logo no início dos anos 50, foi um completo desastre: «É impossível fotografá-la, é demasiado alta e ossuda. A cara é demasiado curta, a boca demasiado larga, o nariz demasiado grande», terá ele desabafado na ocasião. Mas a verdade é que se apaixonou perdidamente por aquela demasiada mulher, tornou-se seu protector e amante, e conseguiu arranjar-lhe os papeis adequados, fazendo dela, pouco a pouco, a grande diva que o mundo ainda hoje conhece: "Ouro de Nápoles" (Vittorio De Sica, 1954), "Orquídea Negra" (Martin Ritt, 1958), "Uma Certa Mulher" (Sidney Lumet, 1959), "Matrimónio à Italiana" (Vittorio De Sica, 1964), entre muitos outros.


A história de amor de Carlo e Sophia teve uma primeira tentativa de formalização em 1957, quando se casaram no México, mas o matrimónio foi anulado, porque ele continuava unido a Giuliana Fiastri, com quem tinha tido dois filhos. Apenas nove anos mais tarde, e só depois de terem adquirido a cidadania francesa para fugirem às leis italianas, é que os dois se conseguiram enfim casar, sem quaisquer impedimentos legais. Da união, que duraria até à morte de Ponti, nasceram mais dois filhos, Carlo e Edoardo.


FILMOGRAFIA:

1980 – Colpita da Improvviso Benessere / Negócio Escaldante
1977 – Colapso
1977 – La Notte Dell’alta Marea
1977 – Una Giornata Particolare / Um Dia inesquecível
1976 – Cassandra Crossing
1976 – Brutti, Sporchi e Cattivi / Feios, Porcos e Maus
1976 – Fantasma en el Oeste
1975 – L’Enfermiera / A Enfermeira
1975 – Gente di Rispetto / Gente de Rspeito
1975 – La Baby Sitter
1975 – Cipolla Colt / O Cheiro das Cebolas
1975 – Professione: Reporter / Profissão: Repórter
1975 – La Pupa del Gangster
1975 – Il Padrone e l’Operaio / O Patrão e o Operário
1974 – Il Bestione
1974 – La Poliziotta / A Mulher Polícia
1974 – Virillità / Virilidade
1974 – Verdict / Veredicto
1974 – Arrivano Joe e Margherito
1974 – Permettete, Signora, Che Ami Vostra Figlia
1974 – Il Viaggio / A Viagem
1974 – Cugini Carnali
1973 – Giordano Bruno
1973 – Rappresaglia / Massacre em Roma
1973 – Ming, Ragazzi!
1973 – Milano Trema: la Polizia Vuole Giustizia
1973 – Mordi e Fuggi / Fim-de-Semana Ilegítimo
1973 – Caro Genitori / Queridos Pais
1973 – Torso
1972 – What?
1972 – Il Caso Pisciotta
1972 – Bianco, Rosso e… / O Pecado
1971 – Mortadela
1971 – Un Posto Ideale Per Uccidere / Um Sítio Ideal Para Matar
1970 – La Moglie del Prete / A Mulher do Padre
1970 – I Girasoli / O Último Adeus
1970 – Zabriskie Point / Deserto de Almas


1968 – Amanti / Um Lugar Para Amar
1968 – Diamonds For Breakfast
1968 – L’Uomo del Cinque Palloni
1967 – Questi Fantasmi / Dois à Italiana
1967 – Smashing Time
1967 – C’era Una Volta… / Felizes Para Sempre
1967 – La Ragazza e il Generale / A Rapariga e o General
1967 – La Vingt-cinquième Heure / A 25ª Hora
1966 – Blow-Up / A História de Um Fotógrafo
1965 – Oggi, Domani, Dopodomani / O Homem, a Mulher e o Dinheiro
1965 – Doctor Zhivago / Doutor Jivago
1965 – Lady L
1965 – La Decima Vittima / A Décima Vítima
1965 – Casanova 70
1965 – Operation Crossbow / Operação V-2
1964 – Matrimonio all’Italiana / Matrimónio à Italiana
1964 – Comment Épouse un Premier Ministre
1964 – La Donna Scimia
1963 – Ieri, Oggi, Domani / Ontem, Hoje e Amanhã
1963 – La Noia
1963 – Le Mépris / O Desprezo
1963 – Adultero Lui, Adultera Lei
1963 – Landru
1962 – L’Isola di Arturo / A Ilha de Artur
1962 – Le Doulos / O Denunciante
1962 – I Sequestrati di Altona / Os Sequestrados de Altona
1962 – Die Rote
1962 – L’Oeil du Malin
1962 – Cléo de 5 à 7 / Duas Horas da Vida de Uma Mulher
1962 – Boccacio 70
1961 – Léon Morin, Prêtre / Amor Proibido
1961 – Une Femme est Une Femme / Uma Mulher é Uma Mulher
1961 – Lola
1960 – La Ciociara / Duas Mulheres
1960 – Il Corazziere
1960 – Lettere di Una Novizia
1960 – Marisa la Civetta
1960 – A Breath of Scandal
1960 – Heller in Pink Tights / Agarrem Essa Loira


1959 – That Kind of Woman / Uma Certa Mulher
1958 – The Black Orchid / A Orquídea Negra
1958 – Nata di Marzo
1957 – Femmine Tre Volte
1957 – Guendalina
1957 – Ragazze d’Oggi / Raparigas de Hoje
1956 – La Diciottenni / Os Dezoito Anos
1956 – War and Peace / Guerra e Paz
1956 – Il Ferroviere / O Ferroviário
1956 – La Risaia / Drama no Arrozal
1956 – Peccato di Castità
1955 – L’Ultimo Amante / O Último Amante
1955 – La Bella Mugnaia / A Bela Moleira
1955 – Totó all’Inferno / Totó no Inferno
1954 – La Donna del Fiume / A Rapariga do Rio Pó
1954 – Siluri Umani / Torpedos Humanos
1954 – Átila
1954 – L’Oro di Napoli / O Ouro de Nápoles
1954 – Un Americano a Roma / Um Americano em Roma
1954 – La Romana
1954 – Ulisses
1954 – Mambo
1954 – Il Medico dei Pazzi / Totó no Manicómio
1954 – La Strada / A Estrada
1954 – Miseria e Nobiltà / Totó Rico e Pobre
1954 – Carosello Napoletano / Carrocel Napolitano
1954 – Dov’è la Libertà…? / Onde Está a Liberdade?
1953 – Anni Facili
1953 – La Lupa / A Loba
1953 – Totó a Colori / Totó a Cores
1953 – Jolanda la Figlia del Corsaro Nero / Yolanda, a Filha do Corsário
1953 – Le Infedeli / Paineis da Vida
1953 – I Sette dell’Orsa Maggiore / Os Sete da Ursa Maior
1952 – Fratelli d’Italia
1952 – I Tre Corsari / Os Três Corsários
1952 – La Tratta delle Bianchi / Mercado de Mulheres
1952 – Europa 51
1952 – È Arrivato l’Accordatore
1951 – Ana
1951 – Guardi e Ladri / Polícia e Ladrão
1951 – Il Padrone del Vapore
1951 – Ultimo Incontre
1951 – Totó Terzo Uomo / Totó Terceiro Homem
1951 - Accidenti alle Tasse!!
1950 - Il Brigante Musolino / Não Matei!
1950 - Her Favourite Husband
1950 - Vita da Cani / Vida de Cão
1950 - Miss Italia / Miss Itália
1950 - È Arrivato il Cavaliere!


1949 - L'Imperatore di Capri / Totó, Imperador de Capri
1949 - Romanticismo
1949 - Il Mulino del Po / O Moinho do Rio Pó
1949 - Campane a Martello / Toque a Rebate
1948 - La Primula Bianca
1948 - Proibito Rubare / O Sétimo Mandamento
1948 - Senza Pietà / Sem Piedade
1948 - Gioventù Perduta / Juventude Perdida
1948 - Tempesta su Parigi / Tempestade em Paris
1948 - Caccia all'Uomo / Os Miseráveis
1948 - Amanti Senza Amore
1947 - Vivere in Pace / Viver em Paz
1946 - Mio Figlio Professore
1946 - Albergo Luna, Camera 34
1946 - Un Americano in Vacanza / Um Americano em Férias
1945 - Due Lettere Anonime
1945 - La Freccia Nel Fianco
1943 - La Primadonna
1943 - Giacomo l'Idealista

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