terça-feira, agosto 10, 2010

"ISTO É ESPECTÁCULO"


O filme sensação do Festival de Cannes de 1976, "O Império dos Sentidos", ilustrava o primeiro número da revista mensal "Isto é Espectáculo", publicado em Setembro de 1976. Tendo como director Lauro António e colaboradores tão distintos como João Lopes, Mário Damas Nunes, José Camacho Costa, Jorge Listopad, José Nuno Martins, Miguel Esteves Cardoso entre outros, a revista veio preencher um grande vazio que se verificava na altura no campo de publicações em que a cultura era a principal vedeta. Foram publicados oito números, sendo o último de Agosto de 1977. Após um interlúdio de 4 meses, "Isto é Espectáculo" daria lugar a "Isto é Cinema", desta vez de periocidade semanal, num formato mais reduzido e cujo primeiro número seria editado a 27 de Janeiro de 1978.

4 comentários:

Nowhereman disse...

Orgulho-me de ter toda a colecção encadernada, bem como o "Isto é Cinema". Foi de facto uma pedrada no charco o aparecimento destas publicações no rescaldo da revolução de Abril. Estávamos todos já um pouco fartos de pasquins políticos, normalmente sem qualquer qualidade na escrita e estas revistas funcionavam um pouco como os óasis no deserto.
Vou voltar a folheá-las...

JC disse...

Antes do 25 de Abril existiu o "Cinéfilo", excelente revista com colaboração de mtº boa qualidade. Finou-se pouco depois da revolução.

Rato disse...

Eu sei, JC, e aqui há tempos o Gin-Tonic teve a amabilidade de me emprestar a coleção completa que ele tem encadernada em dois volumes. Bem falta me fazem agora para aqui

José Morais disse...

As revistas de cinema - todas iguais - que proliferam por aí ("Premiere", "HD Magazine", "Total Film") deviam aprender alguma coisa com as suas ilustres antecessoras. Mas hoje em dia é muito mais rentável a publicidade e a resenha apressada