segunda-feira, agosto 16, 2010

O AUTÓGRAFO DE JANE FONDA

Jane Fonda é mãe de dois filhos, um rapaz e uma rapariga, que agora já são adultos e que passaram certamente por uma fase de inquietude na sua juventude. Para quem atravessou os anos 60 em lutas constantes de natureza política e social, designadamente insurgindo-se contra a guerra do Vietname, como lidaria agora com a adolescência dos seus filhos? Perante esta pergunta, Jane Fonda começou a rir-se, e depois respondeu: "Bem, tenho de me recordar que também eu tive a minha fase de-crescimento, de aprendizagem e de revolta por tudo aquilo que nos rodeava. Mas os anos 60 eram diferentes. Tento perceber, contudo, que não posso julgar as atitudes dos meus filhos sem fazer essa análise prévia, questionando-me: E como foi comigo? Às vezes fico muito aborrecida com eles, mas controlo-me, pensando como era eu na idade deles [risos]. Mas julgo que é importante que todos passem por essa fase de abraçar ideias, de lutar por causas e de sentir revolta. De uma maneira geral, até me dou melhor com as gerações mais novas, mesmo entre os actores e as actrizes".

Estava tudo a correr na perfeição quando, já no final da entrevis ta, lhe pedi um autógrafo. No caminho para o Hotel Vila Magna, onde o encontro decorreu, ainda arranjei tempo para entrar numa livraria e comprar o primeiro livro que me veio parar às mãos com o nome de Jane Fonda inscrito na capa. A pressa era tanta que até poderia ter saído da livraria com uma das suas famosas edições sobre aeróbica. Mas não. Era mesmo um livro sobre a sua vida e o cinema. Falei-lhe do autógrafo e ela acedeu prontamente. Todavia, quando tirei o livro do saco, Jane Fonda começou a sorrir. E com um sorriso algo amarelo.
Logo percebi que alguma coisa não estava a correr bem. Disse-me então que se recusava a assinar aquele livro, explicou-me porquê, e eu só tive que apresentar o meu pedido de desculpa pelo lapso. Só na viagem de regresso a Portugal li algumas passagens dessa publicação. E pensei cá com os meus botões: "Realmente, fiz asneira da grossà'. É que o livro que lhe propus assinar era, nem mais nem menos, do que uma biografia não-autorizada que pouco abonava em seu favor, relatando (ou inventando...) alguns pormenores da sua vida pessoal, especialmente as alegadas más relações da actriz com o patriarca da família, Henry Fonda.
(Mário Augusto in "Nos Bastidores de Hollywood", Prime Books, 2005)

Sem comentários: