quarta-feira, agosto 11, 2010

AROUND THE WORLD IN 80 DAYS (1956)

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS
Um Filme de MICHAEL ANDERSON



Com David Niven, Cantinflas, Shirley MacLaine, Robert Newton, etc.

EUA / 175 min / COR / 16X9 (2:20:1)

Estreia nos EUA a 17/10/1956 (NY)


Princess Aouda: "Mr. Fogg, why must you be so... so British?"

Grande divertimento aquando da sua estreia, "A Volta ao Mundo em 80 Dias", adaptação do celebérrimo romance de Júlio Verne realizada por Michael Anderson, perdeu ao longo dos anos muito do seu carisma. No entanto, está recheado de estrelas e continua a constituir importante referência dos filmes de aventuras. Dos filmes de aventuras à moda antiga, entenda-se, em que felizmente a tecnologia rudimentar então existente não retirava todo o encanto à narrativa. Compare-se este produto típico dos anos 50 com a re-make feita em 2004 para se entender como a magia desapareceu neste género de filmes. Um elenco sonante, uma viva adaptação do texto original pela pena do renomado humorista S.J. Perelman e uma realização sem hesitações contribuíram, decisivamente, para o êxito do filme. Ainda uma referência muito especial a Gene Ruggiero e Paul Weatherwax, os responsáveis pela montagem, que com mestria fizeram este filme a partir dos intermináveis metros de película entregues pelo produtor Michael Todd. Se fossem encontradas as bobinas que sobraram, mais duas longas-metragens poderiam ser feitas.


A história de Phileas Fogg (David Niven), que em companhia do seu criado Passepartout (o inimitável Cantinflas a quem se deve os melhores momentos do filme) dá a volta ao Mundo para cumprir uma aposta feita no seu clube londrino (o Reform Club), é por demais conhecida e excelente para contar no cinema. Por isso, não admira que esta produção tenha sido tão bem sucedida. Contudo, apesar de o filme ter facturado mais de 25 milhões de dólares desde a sua estreia, Todd, que esteve ligado nos anos 50 às tentativas de espectacularização do cinema, através dos grandes formatos (primeiro com o Cinerama e depois com o Todd-AO), teve de fazer alguma ginástica para manter o rumo do barco. Curiosa foi a oferta feita a Ronald Colman pela sua curta aparição: o cheque ou um Cadillac. Colman preferiu o carro.


Este foi o filme de todas as estrelas. Gente muito conhecida fez pequenas aparições (os chamados cameo roles), dando à coisa um sabor muito especial, como é o caso de Frank Sinatra a tocar num saloon onde Marlene Dietrich é a vedeta. «O meu problema era deixar as estrelas de fora», disse Todd mais tarde, talvez lembrando-se do papel de coronel de cavalaria que comanda um ataque aos índios, muito cobiçado por John Wayne, mas finalmente atribuído a Tim McCoy, que era na realidade coronel e tinha sido cowboy profissional na sua juventude.

Sem comentários: