quarta-feira, janeiro 08, 2014

PAINT YOUR WAGON (1969)

OS MARIDOS DE ELIZABETH
Um filme de JOSHUA LOGAN



Com Lee Marvin, Clint Eastwood, Jean Seberg, Harve Presnell, Ray Walston, etc.

EUA / 158 min / COR / 16X9 (2.20:1)

Estreia nos EUA a 15/10/1969
Estreia em MOÇAMBIQUE a 25/9/1970 
(LM, teatro Manuel Rodrigues)



«Gotta dream boy, gotta song
Paint your wagon and come along…»

Ben Rumson: “There's two kinds of people, them goin' somewhere
and them goin' nowhere. And that's what's true”

“Paint Your Wagon” é uma deliciosa comédia musical, adaptada por Paddy Chayefsky da produção original estreada na Broadway em 12 de Novembro de 1951. Foi o único filme produzido por Alan Jay Lerner, que também escreveu o argumento (substancialmente diferente) da sua própria peça. O filme estreou-se no Outono de 1969, numa altura em que o filme musical estava um pouco fora de moda, nomeadamente nas preferências da juventude da altura, mais virada para outros géneros de filmes. Daí “Paint Your Wagon” não ter atingido o sucesso ambicionado pelos seus produtores.

Eu pertencia a essa juventude (tinha 17 anos) mas adorei o filme quando o vi pela primeira vez no esplendor dos 70 mm e das 6 bandas estereófonicas. Já passaram 45 anos desde que "Paint Your Wagon" se estreou em Lourenço Marques, no Teatro Manuel Rodrigues. Havia uma grande curiosidade em ver dois dos actores mais “duros” da época actuarem - e cantarem (!) - numa comédia musical. O resultado não podia ter sido mais excitante. A belissima banda sonora e a excelência das representações foram motivos mais do que suficientes para que “Os Maridos de Elizabeth” (na bígama tradução portuguesa) se tornasse num dos filmes mais amados daquele final da década de sessenta. Depois, aquela história de uma vivência a três, acima de tabus e preconceitos, enquadrava-se perfeitamente nas novas ideias libertárias que a juventude de Woodstock tentava introduzir na moral e nos costumes vigentes na sociedade dessa altura.

Os diálogos são de um brilhantismo exemplar, extrapolando as vivências daqueles garimpeiros do ouro para as sociedades modernas, com uma série de situações hilariantes a sucederem-se a um ritmo vertiginoso. Mas o grande responsável pela notoriedade alcançada por “Paint Your Wagon” foi sem dúvida Lee Marvin, actor para o qual o filme parece ter sido escrito de encomenda. A sua personagem, Ben Rumson, um hedonista sem-vergonha, ficará para sempre guardada na memória, mesmo na daqueles que por qualquer obscura razão não gostaram deste filme magnífico. Até a cantar a sua prestação não é menos excelente, tal como o testemunha o grande êxito alcançado pela canção “Wandrin’ Star” que em Março de 1970 valeu um disco de ouro ao actor – esteve durante três semanas no 1º lugar dos singles mais vendidos na Grã-Bretanha, relegando para 2º lugar o tema “Let It Be” dos Beatles.

Por arrasto a banda-sonora alcançou de igual modo um grande sucesso, ao contrário do próprio filme que devido às más críticas se saldou por um fracasso comercial. As canções de Lerner e Loewe, os arranjos e a direcção de musical de Nelson Riddle e ainda a contribuição de Andre Previn (que escreveu novas canções de propósito para esta versão no cinema) fizeram do respectivo album um triunfo nos quatro cantos do mundo. Além de “Wandrin’ Star”, Marvin interpreta mais três temas (“The First Thing You Know”, “Best Things” e o final “I’m On My Way”). Clint Eastwood também colabora em “Best Things”, mas canta de igual modo três temas a solo, “I Still See Elisa”, “I Talk To The Trees” e “Gold Fever”. Os dotes vocais não serão a especialidade do actor e realizador de eleição que todos conhecemos mas também não envergonham ninguém. Quanto a Jean Seberg, a actriz foi dobrada por Anita Gordon em “A Million Miles Away Behind The Door”. A banda sonora foi nomeada para o Oscar da especialidade, mas viria a perder para “Hello Dolly!”, de Lennie Hayton e Lionel Newman.

CURIOSIDADES:

- A grande maioria dos figurantes do filme eram jovens hippies que se encontravam a viver nos bosques onde os exteriores de “Paint Your Wagon” foram rodados (Big Bear Valley e San Bernardino National Forest, na California).

-Apesar de ser um musical, nenhum coreógrafo foi contratado para o filme. De todas as canções apenas “They Call The Wind Maria” foi interpretada por um profissional, o barítono Harve Presnel.

- Lee Marvin tinha na altura 44 anos, apenas mais seis do que Clint Eastwood. Consta que durante toda a rodagem se encontrava quase sempre bêbado, o que certamente ajudou na brilhante composição que o actor fez da personagem de Ben Rumson.


LOBBY CARDS:



3 comentários:

JMAbreu disse...

Olá Joca
O Filme é um marco na história do cinema,GENIAL.
A banda sonora é irrepreensível.
A parte final é tremendo, a música o silêncio a Voz “Wandrin`Star”.
Tenho na minha colecção tanto o DVD como BSO que adquiri dos EUA, porque em Portugal ainda não existia.
Finalmente dizer que filmes assim, pela sua simplicidade tornaram-se BELÍSSIMOS.
Muito obrigado por mais este post.
JMAbreu

Billy Rider disse...

Este foi o musical que me fez descobrir todos os outros musicais. Até então fugia do género como do diabo da cruz, mas a partir daqui fiquei um fan incondicional.

Blau disse...

Olá José Carlos:
Também vi o "Paint your Wagon" em Lourenço Marques. Foi um dos filmes que me marcou. Tanto marcou que consegui e tenho o filme em dvd e a banda sonora em cd.
Uma maravilha
Um abraço,
Leonardo