quinta-feira, fevereiro 03, 2011

VANITY FAIR HOMENAGEIA HITCHCOCK

O nº de Março de 2008 da revista norte-americana Vanity Fair trazia uma curiosa homenagem ao mestre do suspense, Sir Alfred Hitchcock. Intitulada “The Hollywood Portfolio of Hitchcock Classics”, constava de onze recriações de outras tantas cenas de célebres filmes do realizador, de “Rebecca” (1940) até “Marnie” (1964) , feitas por fotógrafos tão prestigiados como Julian Broad, Norman Jean Roy, Mark Seliger e Art Streiber. Cada “retrato” continha um breve comentário sobre o filme respectivo, bem como os nomes dos actores intervenientes. Actores dos nossos dias que deste modo dão nova vida a personagens que habitam há muito a nossa memória cinéfila.


São no total 21, entre os quais  Charlize Theron (atendendo a fatídica chamada de “Dial M For Murder”, em vez de Grace Kelly), Renée Zelwegger (nas alturas, tal como Kim Novak em "Vertigo"), Jodie Foster (aterrorizada pelos míticos pássaros de Bodega Bay, à semelhança do que em 1963 aconteceu a Tippi Hedren), Javier Bardem e Scarlett Johansson (personificando os amantes voyeurs de “Rear Window”), Marion Cottilard (cortada em vários planos rápidos que em “Psycho” também vitimaram Janet Leigh), Naomi Watts (retomando a frigidez falsa de Tippi Hedren em “Marnie”) ou ainda Gwyneth Paltrow e Robert Downey Jr. (seduzindo-se reciprocamente, à imagem de uma Grace Kelly e de um Cary Grant em “To Catch A Thief”). E à deriva no mar alto num lifeboat, Julie Christie e Eva-Marie Saint estão entre os sete náufragos que procuram um porto seguro.

Apresentam-se aqui as onze imagens desta galeria única, bem como um vídeo onde nos podemos aperceber do trabalho dispendido na recriação de todas estas cenas. Um trabalho meticuloso e de resultados surpreendentes, a provar o interesse que o cinema de Hitchcock continua a despertar na actualidade. Razão tinha o velho mestre, quando afirmava que o seu cinema era puramente visual – todas estas fotografias o demonstram inequivocamente.

“REBECCA” (1940)

“LIFEBOAT” (1944)

“STRANGERS ON A TRAIN” (1951)

“DIAL M FOR MURDER” (1954)

“REAR WINDOW” (1954)

“TO CATCH A THIEF” (1955)

“VERTIGO” (1958)

“NORTH BY NORTHWEST” (1959)

“PSYCHO” (1960)

“THE BIRDS” (1963)


“MARNIE” (1964)
FOTOGRAFANDO AS CENAS:

1 comentário:

José Morais disse...

Grande ideia, a da Vanity Fair!