sexta-feira, janeiro 14, 2011

BIO-FILMO: GENE KELLY

Nascido em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA, a 23 de Agosto de 1912
Falecido em Beverly Hills, California, EUA, a 2 de Fevereiro de 1996


«If Fred Astaire was the Cary Grant of the dance, I was Marlon Brando»

De vez em quando – mais de vez em quando do que seria de desejar – nasce um homem como este. Estávamos nos meados da década de 40, a época dourada do musical americano. Nos estúdios da MGM, em Hollywood, dançava-se, dançava-se, dançava-se. O cinema explodia com uma alegria de cor e de movimento que o tornavam o verdadeiro grande espectáculo que se propunha ser. Surgiam nomes como os de Vincente Minnelli, Busby Berkeley, Fred Astaire, Ginger Rogers, Judy Garland.
E é precisamente ao lado de Judy Garland que um dia irrompe um jovem de sorriso aberto, olhos cheios de luz e uns pés que, mesmo quando ele se encontrava parado, não paravam de dançar. Chamava-se Gene Kelly e cantava em dueto com a menina da voz de ouro, “For Me and My Gal”. Vinha da Broadway e fora contratado para representar, cantar e dançar. Estava lançado o homem que mais vida iria dar à comédia musical americana. Movimento, ritmo, alegria da cabeça aos pés, ele iria sempre bater-se pelo musical perfeitamente assumido, em que a coreografia tem um papel verdadeiramente mais importante do que o enredozinho sentimental com que Hollywood cozinha as suas comédias.
Nascido para cantar e dançar, verdadeira explosão de génio, a dança que fazia estremecer cada tendão do seu corpo admirável, Gene Kelly reflectia milhões de faces da nossa alegria. Era o bom dia numa manhã cinzenta, uma rosa vermelha no fim de uma noite de festa. Palhaço, marinheiro, mosqueteiro ou pintor, era sempre aquela vontade de saltar mais alto, de ser dança em cada músculo, força que vem muito de dentro e que transborda das mãos abertas e oferecidas: «Gotta Sing! Gotta Dance!». E as portas dos estúdios abriram-se pelas mãos dos mais prestigiados realizadores – Berkeley, Minnelli, Sidney, Donen, Cukor. Ou eram as suas próprias mãos a abri-las.
Que época! Os filmes nem sempre seriam bons, mas havia sempre um bom número de Kelly. Ele dançou e cantou com Frank Sinatra, com Judy Garland, com Rita Hayworth, com Leslie Caron, com Fred Astaire, com Tom e Jerry (os ratinhos, isso, e porque não?), com Cyd Charisse, com Debbie Reynolds, com Donald O’Connor. Dificilmente podemos passar em revista os grandes êxitos do musical americano sem encontrarmos Gene Kelly. E mais: sem encontrarmos Gene Kelly a dar o seu máximo.
Ele foi produtor, realizador, coreógrafo, compositor, actor, bailarino. Um autêntico homem dos sete ofícios, portanto. Mas não tenho qualquer dúvida que será esta última faceta a imortalizá-lo para sempre. E tudo por causa do corpo, um corpo que ia sempre mais longe ficando muitas vezes suspenso na lentidão de um gesto de ternura ou na explosão de um movimento repentino. A querer dizer sempre um pouco mais, incontidamente feliz em cada fotograma de cada filme.
Gene Kelly legou-nos vários filmes para serem vistos e amados por sucessivas gerações de entusiastas.. Mas é justo destacar dois deles, como sendo as suas obras-primas: “An American in Paris” (1951) e “Singin’ in the Rain” (1952). Feitos logo um a seguir ao outro, como se toda a sua criatividade tivesse pressa em se soltar rapidamente. Assinou as coreografias desses dois filmes e ainda co-realizou o segundo, de parceria com Stanley Donen (o realizador do primeiro foi Vincente Minnelli). “An American in Paris” ganhou 6 Oscars, “Singin’ in the Rain”, muito injustamente, só receberia duas nomeações. Mas se o primeiro, para além do público, encantou também a Academia, “Singin’ in the Rain” tornar-se-ia com os anos bastante mais popular, o tipo de filme que todos voltamos sempre a ver, que nunca podemos deixar de ver. Porque precisamos sempre e cada vez mais de Alegria. Porque precisamos cada vez mais de sair por aí numa noite de chuva, de chapéu fechado, patinhando loucamente nas poças e sentindo-nos vivos de novo.
Eugene Patrick Curran Kelly nasceu na Pensilvânia, a 23 de Agosto de 1912. Frquentou cursos de dança, estudou jornalismo e chegou a licenciar-se em Economia pela Universidade de Pittsburgh, em 1933. Mas o show-bizz estava-lhe no sangue. Inicia-se como bailarino em diversos night-clubs e três anos depois funda uma escola de dança, juntamente com o irmão, Fred, e a mãe, que a dirige. Em 1938 chega à Broadway e trabalha para o prestigioso Billy Rose, protagonizando diversos espectáculos musicais: “Leave It to Me” (1938), “One For the Money” (1939), “The Time of Your Life” (1940), “Pal Joey” (1940). É durante a exibição desta última comédia musical que David O. Selznick, o famoso produtor de Hollywood, conhece Gene Kelly e lhe oferece um contrato para o cinema. Um ano depois é já designado “Star of Tomorrow”, segundo o referendo anual do Motion Picture Herald. E o resto é história.
No ano de estreia de “Singin’ in the Rain” Gene Kelly é distinguido com um Oscar Especial pela «sua apreciável versatilidade como actor, cantor, bailarino e realizador, e muito especialmente pelo seu brilhante contributo para a arte da coreografia cinematográfica». Isto seis anos depois de ter sido nomeado para melhor Actor Principal no filme “Anchors Aweigh / Paixão de Marinheiro”. Em 1956 realiza o seu primeiro filme a solo, “Inviation to the Dance”, Em 1959 preside ao Júri do Festival de Cannes e em 1980 protagoniza o seu último filme, a comédia “Xanadu”, onde contracena com Olivia Newton-John, dedicando-se a partir daí a trabalhar na televisão.
Em 1981 é-lhe atribuído o “Cecil B. DeMille Award” na cerimónia dos Golden Globes, e quatro anos depois, em 1985, o American Film Institute agracia-o com o “Life Achievement Award”. Em 1993 Madonna requisita Gene Kelly para consultor de dança durante a sua tournée “Girlie Show”. No ano seguinte é o Presidente Bill Clinton que lhe atribui a Medalha Nacional das Artes. Gene Kelly vem a falecer, dois anos depois, devido a um duplo ataque cardíaco. Tinha 83 anos.


FILMOGRAFIA:

1980 – Xanadu
1977 – Viva Knievel!
1973 – Forty Carats / Idade Perigosa
1970 – The Cheyenne Social Club / Um Clube Só Para Cavalheiros 
            (produtor + realizador)
1969 – Hello, Dolly! (realizador)
1967 – A Guide for the Married Man / Guia Para Homens Casados 
            (realizador)
1967 – Les Demoiselles de Rochefort / As Donzelas de Rochefort
1964 – What a Way to Go! / Ela e os Seus Maridos
1962 – Gigot (realizador)
1960 – Inherit the Wind / O Vento Será a Tua Herança
1958 – The Tunnel of Love / O Túnel do Amor (realizador)
1958 – Marjorie Morningstar / Fúria de Amar
1957 – Les Girls / As Girls
1957 – The Happy Road / Todos a Paris (+ produtor + realizador)
1956 – Invitation to Dance / Convite à Dança (+ realizador)
1955 – It’s Always Fair Weather / Dançando nas Nuvens 
            (+ realizador + coreógrafo)
1954 – Brigadoon / A Lenda dos Beijos Perdidos
1954 – Deep in My Heart / Bem no Meu Coração
1954 – Crest of the Wave / O Rebentar da Onda
1954 – Seagulls of Sorrento
1952 – The Devil Makes Three / Homem, Mulher e Diabo
1952 – Singin’ in the Rain / Serenata à Chuva (+ realizador + coreógrafo)
1951 – An American in Paris / Um Americano em Paris
1951 – It’s A Big Country
1950 – The Black Hand / A Mão Negra
1950 – Summer Stock / Festa no Campo
1949 – On the Town / Um Dia em Nova Iorque (+ realizador)
1949 – Take Me Out to the Ball Game / A Linda Ditadora (+ coreógrafo)
1948 – Words and Music / Os Reis do Espectáculo
1948 – The Three Musketeers / Os Três Mosqueteiros
1948 – The Pirate / O Pirata dos Meus Sonhos
1947 – Living in a Big Way
1945 – Ziegfeld Follies / As Mil Apoteoses de Ziegfeld
1945 – Anchors Aweigh / Paixão de Marinheiro
1944 – Christmas Holiday / Luz na Alma
1944 – Cover Girl / Modelos
1943 – The Cross of Lorraine / A Cruz de Lorena
1943 – Thousands Cheer / A Festa dos Ídolos
1943 – Pilot Number Five / O Último Piloto
1943 – Du Barry Was a Lady / Du Barry Era Uma Senhora
1942 – For Me and My Gal / O Prémio do Teu Amor

1 comentário:

Alan Raspante disse...

Eu assisti apenas "Cantando na Chuva", filme pelo qual tenho grande apreço, filme esplêndido, na onde Gene emana alegria e felicidade! Muito bom!

Ótimo post!
[]'s,
cinegrafia.blogspot.com