segunda-feira, junho 11, 2012

CROMOS DE 64

Aqui há uns tempos atrás deparei-me com esta colecção de cromos (completa) numa dessas feiras de velharias que fazem a minha perdição. É claro que não consegui resistir, apesar do preço ser um bocado para o carote (não digo quanto para não me envergonhar a mim próprio). Provavelmente será da idade, mas adoro rever e sobretudo passar a mão por estas relíquias do passado. De certo modo fazem-me recuar aos tempos de menino, onde abrir aquelas carteiras mágicas com três míseros cromos lá dentro era uma emoção indescritível; seguia-se quase sempre a decepção por causa dos exemplares repetidos, mas esses serviam para a troca, por isso tinham também a sua utilidade. Lembro-me que havia cromos para tudo - História de Portugal, Animais e Vida Selvagem, Música, Futebol (os célebres "cromos da bola", que na maior parte das vezes eram caricaturas), até "Os Lusíadas" me lembro de ter coleccionado. Todas essas colecções se perderam no tempo, pelo que me deu muito gozo descobrir esta caderneta dos "Grandes" Filmes de 1964. São 17 páginas, com 6 cromos cada, num total de 102. Curiosamente as obras-primas coexistiam pacificamente com os produtos de fancaria sem que por isso viesse grande mal ao mundo do cinema, o qual, nessa altura, eu estava a começar a descobrir. Aqui ficam 20 desses cromos, com direito às respectivas legendas e tudo!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

Billy Rider disse...

Um verdadeiro achado, amigo Rato. Parabéns!

David Martins disse...

Excelente! Bela compra!!