sexta-feira, julho 08, 2011

WINTER'S BONE (2010)

DESPOJOS DE INVERNO




Um filme de DEBRA GRANIK


Com Jennifer Lawrence, Isaíah Stone, Ashlee Thompson


EUA / 100 min / COR / 16X9 (1.85:1)


Estreia nos EUA em Janeiro de 2010
(Festival do Filme de Sundance)
Estreia em PORTUGAL a 17/2/2011


Esta coisa só me irá merecer meia dúzia de linhas destinadas a prevenir os mais incautos, grupo onde infelizmente tive também de me incluir. Porque há muitos anos que não me enfiavam tão bem a carapuça. Um poster sugestivo, uma história a prometer muita emoção, 4 nomeações 4 (!) para os Oscars da Academia, vencedor do melhor filme e do melhor argumento do Festival de Sundance, e ainda algumas frases de destaque: «Uma história poderosa, plena de suspense», «Impressionante, uma dura e mítica saga sobre laços de sangue», «Um K.O. absoluto». Com tudo isto como background apelativo haveria no mínimo algum interesse que justificasse a aquisição do DVD, pensou o ingénuo Rato ao sacar de uma nota de 20 euros para efectuar o pagamento respectivo. Um pensamento que se revelaria completamente descabido e extemporâneo, logo após o final do visionamento - 100 longos minutos que mais pareceram 100 horas, uma historieta sem qualquer interesse, ainda por cima mal filmada e com uma montagem completamente à deriva. Até deu para imitar a agora tão falada Moody's e enviar o DVD directamente... para o LIXO! De parabéns apenas ficam os excelentes publicitários que conseguiram vender gato por lebre de um modo assim tão brilhante. Eu caí no engodo, só espero que os visitantes deste blogue não caiam na mesma asneira.

9 comentários:

Billy Rider disse...

Obrigado pelo aviso, amigo Rato. Por acaso foi um dos DVDs que esteve nas minhas mãos há poucos dias. Ainda bem que não o comprei...

ANTONIO NAHUD disse...

INVERNO D'ALMA (título brasileiro) um é filme sem grande impacto, descartável, até a tão elogiada protagonista me pareceu mediana.

O Falcão Maltês

Enaldo Soares disse...

Não se culpe. Todo mundo é vítima deste tipo de estelionato de vez em quando.

Mas não é preferível alugar o filme antes de adquiri-lo?

Aqui no Brasil a locação sai pelo equivalente a dois euros.

Um abraço.

Sam disse...

Em total desacordo com esse veredicto. Na verdade, acho WINTER'S BONE como o melhor filme indie de 2010.

Com a "aferição" de «uma historieta sem qualquer interesse, ainda por cima mal filmada e com uma montagem completamente à deriva», fico na dúvida se vimos o mesmo filme...

Cumps cinéfilos.

Rato disse...

O filme será certamente o mesmo, caro Sam. As nossas perspectivas é que diferem totalmente.

furyanimal disse...

Concordo plenamente eu também comprei esperando ser um grande filme com suspense etc pelo o que expõe a capa.
Fraquíssimo !

Sam disse...

Caso para dizer: let's agree to disagree...

Cumps cinéfilos.

José Morais disse...

A surpresa aqui foi um filme tão mauzinho como este ter arrecadado os prémios de um festival como o de Sundance, que tem efectivamente algum prestígio. Já para não falar das nomeações para os Óscares - mas aí a Academia de Hollywood já nos habituou ao melhor e ao pior, por isso já não há lugar para grandes admirações.

Enaldo Soares disse...

Eu faço uma revisão do que disse anteriormente. Achei "Inverno da Alma" um filme incomum, muito bom, nem se assemelha ao padrão blockbuster comum dos filmes estadunidenses da actualidade.