Nascido em Wimbledon, London, a 13/2/1938 Falecido em La Valetta, Malta, a 2/5/1999 |
and sleep with every woman on the planet»
Sobrinho de Carol
Reed, o conceituado director inglês, Oliver Reed foi um dos actores mais
emblemáticos da sua geração, tendo participado em muitas dezenas de filmes ao
longo da sua longa carreira, que atingiria o zénite nos finais dos anos 60,
princípios dos anos 70. Nessa altura, Oliver Reed era a estrela europeia mais
bem paga, fruto do reconhecimento do público em geral. Mulherengo, homem
conflituoso por natureza (as brigas, sobretudo em pubs, eram o seu “desporto”
favorito, para além do golfe e dos cavalos), desenvolveu uma enorme dependência
pelo álcool, que o levaria a uma morte prematura, com apenas 61 anos. Aconteceu
durante uma pausa nas filmagens de “Gladiator”: rezam as crónicas que Reed
ingeriu num bar de La Valetta quantidades astronómicas de cerveja, rum, whisky
e cognac, o que resultou num fulminante ataque de coração. Mesmo assim, ainda
teve oportunidade de vencer no braço-de-ferro, cinco jovens marinheiros da
Royal Navy. Quem não achou mesmo graça nenhuma, foi a produtora do filme, que se veria forçada a despender cerca de 2 milhões de dólares na reconstituição digital do rosto do
actor, de modo a incluí-lo nas cenas que ainda faltavam rodar. De qualquer modo
o filme é-lhe dedicado, tendo também recebido uma nomeação póstuma para o BAFTA
de melhor actor secundário. Mas Reed tinha tomado as suas providências: a campa
onde foi enterrado (no cemitério de Buttevent, em Churchtown, County Cork) na
Irlanda, (onde passou os últimos 10 anos de vida), tinha sido previamente escolhida por ele, de modo a ter uma vista privilegiada do seu pub favorito.
Depois de um
primeiro emprego como segurança de um nightclub, em Soho, foi compulsivamente
integrado ao serviço da Royal Army Medical Corps, aos 18 anos. No final dos
anos 50 Oliver Reed começou a sua carreira no cinema, como figurante em filmes
de importância reduzida, tendo também entrado em diversas séries televisivas.
Foi o único actor inglês de nomeada que não frequentou qualquer curso de
representação nem teve uma passagem pelos palcos de teatro. O seu interesse
sempre esteve focado, exclusivamente, no mundo do cinema. No início da década de
60 começou a ficar conhecido pela sua presença assídua em filmes da Hammer, a
produtora especializada em filmes de terror. “The Two Faces Of Dr. Jeckyll”
(1960), “The Curse Of The Werewolf” (1961), “Captain Clegg” (1962), “The
Pirates Of Blood River” (1962) ou “The Scarlet Blade” (1963), foram alguns
desses filmes. A sua estreia como actor
principal decorre em 1963 com o filme “Paranoiac”. Nesse mesmo ano foi suturado
com 36 pontos numa ferida junto à boca, em resultado de mais uma briga num bar.
A cicatriz ficaria para toda a vida. Numa primeira fase, Reed ainda pensou em
dar outro rumo à vida, mas acabou por aceitar a sua nova fisionomia, a qual,
aliás, se tornaria numa das “imagens de marca” do actor.
Também no início dos
anos 60 manifestou-se o seu interesse pela pop
music, tendo gravado inclusive alguns singles sem grande sucesso, apesar da
sua bela voz: “Wild One”, “Lonely For A Girl” (1961), “Sometimes”, “Ecstasy”, “Baby
It’s Cold Outside” e “Wild Thing” (1962), foram algumas dessas gravações. No
cinema começaram a aparecer os filmes pelos quais viria a ficar famoso: “The
Trap” (1966), “The Shuttered Room” (1967), “Oliver!” (1968), musical dirigido
pelo tio, que viria a ter 11 nomeações para os Óscars de Hollywood (ganharia 6,
incluindo os de melhores filme e realizador) “Women In Love” (1969), de Ken
Russell, onde protagoniza uma luta de nu integral com Alan Bates que ficaria
famosa, “The Hunting Party” (1971) ou “The Devils” (1971), também de Ken
Russell. Neste último filme interpretou a personagem do padre Grandier, que
referiu ter sido o melhor papel da sua carreira. Em 1975 voltaria a trabalhar
com Ken Russell no musical “Tommy”, baseado na ópera-rock homónima do grupo The
Who. Data desta altura a sua grande amizade com Keith Moon, o baterista da
banda. Outros amigos próximos de Reed foram os actores Lee Marvin, Charlton
Heston e Steve McQueen.
Em 1969, quando Sean
Connery abandonou a personagem de James Bond, os produtores Albert Broccoli e
Harry Saltzman chegaram a equacionar Reed para substituir Connery. Mas, uma vez
mais, o seu estigma de alcoólico deitou tudo a perder. Até ao final da década
de 70, Oliver Reed conseguiu manter o seu grau de popularidade, graças ao exito de alguns filmes em que participou: “The Three Musketeers” (1973), “Burnt Offerings”
(1976) ou “The Brood”, de David Cronenberg, foram alguns desses filmes. Mas a
partir dos anos 80 o actor iniciaria uma descida sem retorno, começando a
entrar em sub-produtos de baixa qualidade, os chamados exploitation movies, onde o sexo e a violência imperavam. Em 1979
publicaria a sua auto-biografia, intitulada “Reed All About Me”.
FILMOGRAFIA:
2000
– Orpheus & Eurydice
2000
– Gladiator / Gladiador (nomeação para o BAFTA de melhor actor secundário)
1998 – Parting Shots
1998 – The Incredible
Adventures Of Marco Polo
1996 – The Bruce
1995 – Luise Knackt Den
Jackpot
1995 – Russian Roulette -
Moscow 95
1995 – Funny Bones / Comédia
Louca
1992 – Severed Ties
1991 – The Pit And The
Pendulum
1990 – The Revenger
1990 – Panama Sugar
1990 – Hired To Kill / O
Regresso do Mercenário
1989 – The Return Of The
Musketeers / O Regreso dos Três Mosqueteiros
1989 – The House Of Usher / A
Casa de Usher
1988
– Captive Rage
1988
– The Adventures Of Baron Munchausen / A Fantástica Aventura do Barão
1988
– Blind Justice / Ventos de Mudança
1988 – Skeleton Coast / Comando
de Resgate
1988 – Rage To Kill / Coragem
Para Matar
1987 – Dragonard
1987 – Master Of Dragonard
Hill
1987 – Gor
1987
– The Misfit Brigade
1986
– Castaway / Inferno no Paraíso
1986 – Captive
1983 – Two of A Kind / Milagre
de Amor
1983
– Spasms / Espasmos
1983
– Fanny Hill
1983
– Al-mas’ Ala Al-Kubra
1983
– The Sting II / A Golpada, Parte II
1981
– Venom / Perigo na Sombra
1981 – Condorman
1981 – Lion of the Desert / O
Leão do Deserto
1980 – Dr. Heckyl and Mr. Hype
1979 – A Touch of the Sun
1979 – The Brood / A Ninhada
1979 – The Class of Miss
MacMichael / Os Demónios no Colégio
1978 – The Mad Trapper
1978
– The Big Sleep / O Sono Derradeiro
1978
– Tomorrow Never Comes / A Última Jogada
1977
– The Ransom
1977
– Crossed Swords / O Príncipe e Pobre
1976 – The Great Scout &
Cathouse Thursday / Barafunda no Faroeste
1976
– The Sell Out / O Espião Sem Amanhã
1976 – Burnt Offerings /
Férias Macabras
1975 – The New Spartans
1975
- Lisztomania
1975
– Royal Flash / O Herói das Arábias
1974
– Blue Blood
1974
– The Four Musketeers / Os Quatro Mosqueteiros: A Vingança de Milady
1974
– Ein Unbekannter Rechnet Ab
1973
– The Three Musketeers / Os Três Mosqueteiros: Os Diamantes da Rainha
1973
– Revolver
1973
– Fury
1973
– Mordi e Fuggi / Fim-de-semana Ilegítimo
1972
– The Triple Echo / O Triplo Eco
1972
– Z.P.G. / O Direito de Viver
1972 – Sitting Target / A
Mulher Marcada
1971 – The Hunting Party /
Caçada Implacável
1971 – The Devils / Os Diabos
1970 – Take A Girl Like You
1970 – The Lady in the Car
with Glasses and a Gun / Uma Senhora num Automóvel com Óculos e uma Espingarda
1969 – Women In Love /
Mulheres Apaixonadas
1969 – Hannibal Brooks / A
Grande Aventura de Hannibal
1969 – The Assassination
Bureau / Adoráveis Conspiradores
1968 – Oliver!
1967 – I’ll Never Forget
What’s Isname / O Falhado
1967 – The Shuttered Room / O
Quarto Interdito
1967
– The Jokers / Quem Roubou a Coroa?
1966 – The Trap / A Armadilha
1965 – The Brigand of Kandahar
/ O Herói Renegado
1964 – The System
1963 – The Scarlet Blade
1963 – The Damned
1963 – Paranoiac / O Louco
1962
– Captain Clegg / Taberna Maldita
1962
– The Pirates of Blood River / Os Piratas do Rio Sangrento
1961 – The Curse of the Werewolf / A Maldição do Lobisomem
1961 – The Rebel
1961 – His and Hers
1960 – Beat Girl
Cemitério de Buttevent, Churchtown, County Cork, Ireland |
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