No início dos anos 80 foi feita uma sondagem a 52 personalidades portuguesas, todas elas ligadas directa ou indirectamente ao Cinema. O que se pedia era uma lista de 50 filmes e outra de 25 realizadores - os melhores, os mais importantes, ou os de que mais gostassem. Foi talvez, até hoje, o inquérito mais alargado alguma vez feito em Portugal. Muitos desses nomes infelizmente já não estão conosco (Bénard da Costa, Eduardo Prado Coelho, Camacho Costa, Vasco Granja, Manuel Cintra Ferreira, Luís de Pina, Pedro Bandeira Freire, Manoel de Oliveira e alguns mais), outros continuam em actividade (Lauro António, João Lopes, José Vaz Pereira, António Pedro Vasconcelos), a filmar ou a escrever sobre a sua paixão pela dita Sétima Arte. Devo a muitas destas pessoas o terem-me ajudado a compreender melhor o universo do Cinema, o qual permanentemente pretenderá desmentir que a principal actividade do Homem é esquecer. Por isso aqui lhes presto a minha homenagem. No total foram citados 659 filmes e 130 cineastas. Recordam-se de seguida os TOP 30 de cada uma das listas (mas quem estiver interessado em saber a classificação de um determinado filme ou cineasta, basta fazer essa pergunta na caixa de comentários, que eu terei muito prazer em responder):
OS FILMES MAIS VOTADOS:
01. “CITIZEN KANE / O MUNDO A SEUS PÉS”
de Orson Welles, EUA, 1941 (46 votos)
02. “LA RÉGLE DU JEU / A REGRA DO JOGO”
de Jean Renoir, França, 1939 (43 votos)
03. “BRONENOSETZ POTIOMKINE / O COURAÇADO POTEMKINE”
de Sergei Eisenstein, URSS, 1925 (36 votos)
04. “M / MATOU”
de Fritz Lang, Alemanha, 1931 (31 votos)
05. “IVAN GROZNY / IVAN O TERRÍVEL”
de Sergei Eisenstein, URSS, 1945 (30 votos)
“SINGIN’ IN THE RAIN / SERENATA À CHUVA”
de Stanley Donen e Gene Kelly, EUA, 1952 (30 votos)
07. “JOHNNY GUITAR / JOHNNY GUITAR”
de Nicholas Ray, EUA, 1954 (28 votos)
“UGETSU MONOGATARI / OS CONTOS DA LUA VAGA”
de Kenji Mizoguchi, Japão, 1953 (28 votos)
09. “2001: A SPACE ODYSSEY / 2001: ODISSEIA NO ESPAÇO”
de Stanley Kubrick, EUA / Grã-Bretanha, 1968 (26 votos)
10. “SUNRISE / AURORA”
de Friedrich Wilhelm Murnau, EUA, 1927 (25 votos)
11. "SENSO / SENTIMENTO"
de Luchino Visconti, Itália, 1953 (24 votos)
12. "NOSFERATU, EINE SYMPHONIE DES GRAVENS / NOSFERATU, O VAMPIRO
de F.W. Murnau, Alemanha, 1922 (23 votos)
"OTTO E MEZZO / OITO E MEIO"
de Federico Fellini, Itália, 1963 (23 votos)
"PIERROT LE FOU / PEDRO, O LOUCO"
de Jean-Luc Godard, França, 1965 (23 votos)
15. "TO BE OR NOT TO BE / SER OU NÃO SER"
de Ernst Lubitsch, EUA, 1942 (22 votos)
16. "DER BLAUE ANGEL / O ANJO AZUL"
de Joseph Von Sternber, Alemanha, 1930 (21 votos)
"LA GRANDE ILLUSION / A GRANDE ILUSÃO"
de Jean Renoir, França, 1937 (21 votos)
"INTOLERANCE / INTOLERÂNCIA"
de David Wark Griffith, EUA, 1916 (21 votos)
"LOLA MONTES / LOLA MONTES"
de Max Ophüls, França, 1955 (21 votos)
"ORDET / A PALAVRA"
de Carl Dreyer, Dinamarca, 1955 (21 votos)
"LA PASSION DE JEANNE D'ARC / A PAIXÃO DE JOANA D'ARC"
de Carl Dreyer, França, 1928 (21 votos)
"STAGECOACH / CAVALGADA HERÓICA"
de John Ford, EUA, 1939 (21 votos)
"VIAGGIO IN ITALIA / VIAGEM EM ITÁLIA"
de Roberto Rossellini, Itália, 1953 (21 votos)
"VIRIDIANA / VIRIDIANA"
de Luis Buñuel, Espanha, 1961 (21 votos)
25. "PERSONA / A MÁSCARA"
de Ingmar Bergman, Suécia, 1966 (20 votos)
26. "BIRTH OF A NATION / O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO"
de David Wark Griffith, EUA, 1915 (19 votos)
"SCARFACE / SCARFACE, O HOMEM DA CICATRIZ"
de Howard Hawks, EUA, 1932 (19 votos)
28. GREED / AVES DE RAPINA"
de Erich Von Stroheim, EUA, 1924 (18 votos)
"ROMA, CITTÁ APERTA / ROMA, CIDADE ABERTA"
de Roberto Rossellini, Itália, 1945 (18 votos)
30. THE GOLD RUSH / A QUIMERA DO OURO"
de Charles Chaplin, EUA, 1925 (17 votos)
11. "SENSO / SENTIMENTO"
de Luchino Visconti, Itália, 1953 (24 votos)
12. "NOSFERATU, EINE SYMPHONIE DES GRAVENS / NOSFERATU, O VAMPIRO
de F.W. Murnau, Alemanha, 1922 (23 votos)
"OTTO E MEZZO / OITO E MEIO"
de Federico Fellini, Itália, 1963 (23 votos)
"PIERROT LE FOU / PEDRO, O LOUCO"
de Jean-Luc Godard, França, 1965 (23 votos)
15. "TO BE OR NOT TO BE / SER OU NÃO SER"
de Ernst Lubitsch, EUA, 1942 (22 votos)
16. "DER BLAUE ANGEL / O ANJO AZUL"
de Joseph Von Sternber, Alemanha, 1930 (21 votos)
"LA GRANDE ILLUSION / A GRANDE ILUSÃO"
de Jean Renoir, França, 1937 (21 votos)
"INTOLERANCE / INTOLERÂNCIA"
de David Wark Griffith, EUA, 1916 (21 votos)
"LOLA MONTES / LOLA MONTES"
de Max Ophüls, França, 1955 (21 votos)
"ORDET / A PALAVRA"
de Carl Dreyer, Dinamarca, 1955 (21 votos)
"LA PASSION DE JEANNE D'ARC / A PAIXÃO DE JOANA D'ARC"
de Carl Dreyer, França, 1928 (21 votos)
"STAGECOACH / CAVALGADA HERÓICA"
de John Ford, EUA, 1939 (21 votos)
"VIAGGIO IN ITALIA / VIAGEM EM ITÁLIA"
de Roberto Rossellini, Itália, 1953 (21 votos)
"VIRIDIANA / VIRIDIANA"
de Luis Buñuel, Espanha, 1961 (21 votos)
25. "PERSONA / A MÁSCARA"
de Ingmar Bergman, Suécia, 1966 (20 votos)
26. "BIRTH OF A NATION / O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO"
de David Wark Griffith, EUA, 1915 (19 votos)
"SCARFACE / SCARFACE, O HOMEM DA CICATRIZ"
de Howard Hawks, EUA, 1932 (19 votos)
28. GREED / AVES DE RAPINA"
de Erich Von Stroheim, EUA, 1924 (18 votos)
"ROMA, CITTÁ APERTA / ROMA, CIDADE ABERTA"
de Roberto Rossellini, Itália, 1945 (18 votos)
30. THE GOLD RUSH / A QUIMERA DO OURO"
de Charles Chaplin, EUA, 1925 (17 votos)
Por curiosidade assinala-se que as Décadas mais representativas na votação foram as de cinquenta (com 147 filmes citados), de sessenta (com 122) e a de trinta (com 103). Relativamente aos Anos o pódio ficou assim ordenado: 1952 (com 23 filmes citados), 1963 (com 19) e 1955 (com 18). Por Países, e como seria de esperar, os EUA lideram a grande distância (com 291 filmes citados), seguidos da França (111 filmes) e da Itália (65 filmes)
OS CINEASTAS MAIS VOTADOS:
01. CHARLES CHAPLIN (49 votos)
JEAN RENOIR (49 votos)
03. ORSON WELLES (48 votos)
04. SERGEI EISENSTEIN (46 votos)
05. FRITZ LANG (45 votos)
06. DAVID WARK GRIFFITH (44 votos)
07. JOHN FORD (43 votos)
ALFRED HITCHCOCK (43 votos)
FRIEDRICH WILHELM MURNAU (43 votos)
10. JEAN-LUC GODARD (41 votos)
11. INGMAR BERGMAN (40 votos)
12. LUIS BUÑUEL (39 votos)
CARL DREYER (39 votos)
ROBERTO ROSSELLINI (39 votos)
15. KENJI MIZOGUCHI (36 votos)
LUCHINO VISCONTI (36 votos)
17. HOWARD HAWKS (30 votos)
ALAIN RESNAIS (30 votos)
19. FEDERICO FELLINI (29 votos)
20. JOSEPH VON STERNBERG (25 votos)
21. ERICH VON STROHEIM (23 votos)
22. AKIRA KUROSAWA (21 votos)
YASUJIRO OZU (21 votos)
24. ROBERT BRESSON (20 votos)
ERNST LUBITSCH (20 votos)
NICHOLAS RAY (20 votos)
27. STANLEY KUBRICK (17 votos)
28. MICHELANGELO ANTONIONI (16 votos)
29. BUSTER KEATON (15 votos)
30. FRANÇOIS TRUFFAUT (14 votos)
10. JEAN-LUC GODARD (41 votos)
11. INGMAR BERGMAN (40 votos)
12. LUIS BUÑUEL (39 votos)
CARL DREYER (39 votos)
ROBERTO ROSSELLINI (39 votos)
15. KENJI MIZOGUCHI (36 votos)
LUCHINO VISCONTI (36 votos)
17. HOWARD HAWKS (30 votos)
ALAIN RESNAIS (30 votos)
19. FEDERICO FELLINI (29 votos)
20. JOSEPH VON STERNBERG (25 votos)
21. ERICH VON STROHEIM (23 votos)
22. AKIRA KUROSAWA (21 votos)
YASUJIRO OZU (21 votos)
24. ROBERT BRESSON (20 votos)
ERNST LUBITSCH (20 votos)
NICHOLAS RAY (20 votos)
27. STANLEY KUBRICK (17 votos)
28. MICHELANGELO ANTONIONI (16 votos)
29. BUSTER KEATON (15 votos)
30. FRANÇOIS TRUFFAUT (14 votos)
21 comentários:
Foi inclusivé editado um pequeno livro, que eu tenho, com os resultados globais desse inquérito. Seria interessante que ele fosse repetido hoje, 30 anos depois. Apesar das novas gerações serem mais abertas, e o campo de escolha ser muito mais alargado, interrogo-me se os resultados (pelo menos os cimeiros) seriam muito diferentes destes. Julgo que não.
Pois eu acho que te enganarias, Billy Rider. Porquê? A razão já tu a afloraste, quando referes "a maior abertura das novas gerações". Eu não lhes chamaria isso, sou muito mais crítico e mordaz. Basta pegar em qualquer crítica de jornal ou de revista ou dar uma vista de olhos pelo que se escreve na blogosfera para se constatar a falta de bagagem e de cultura cinéfila que assolam as novas gerações. Por isso não acredito que qualquer destes clássicos (tirando provavelmente o "2001") figurasse hoje num TOP 10. Mas é apenas a minha opinião, claro.
Como esse livro está obviamente esgotado há muito, não existe maneira de se conhecer um pouco mais desta votação. Seria pedir muito, caro Rato, se pudesses divulgar pelo menos mais 10 resultados, ou seja, o TOP 20 de cada uma das listas?
Obrigado!
30 anos depois, continua a ser uma lista recheada de obras-primas.
Cumps. cinéfilos.
Caro Anónimo:
Fiz-te a vontade e ainda mais 10.
Thanks, Rato!
Deste modo fica-se com uma melhor perspectiva da votação.
E, já agora, gostava de saber se o Andrei Tarkovsky ou o Roman Polanski foram citados.
Mais uma vez, obrigado!
O Polanski recebeu 2 votos, um pela "Repulsa" e outro por "Rosemary's Baby". Tarkovsky foi citado uma única vez, pelo filme "Andrei Roubliov"
É o que o Sam diz, décadas depois e todos esses filmes permanecem uma referência. Sinal que quem os seleccionou sabia olhar o horizonte.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Para além da simples referência, Roberto, a grande maioria são exemplos típicos e universalmente aceites de "obras-primas incontestáveis". Depois se os nossos gostos pessoais se coadunam ou não com elas, isso já é outra história completamente diferente
Belo trabalho de recuperação. Obrigado, Rato. Desconhecia por completo esta lista, que é excelente, se bem que um pouco certinha. O único filme que não é habitué deste tipo de listas é para aí o "To Be or Not To Be." E nota-se o dedo do Bénard da Costa na posição do "Johnny Guitar".
Sendo apenas um de 52, teria de ter um grande dedão, o Bénard, eheheh...
RATO:
Magnífico post este, que recorda a importância que todos, ou a grande parte destas personalidades ligadas ao Cinema (alguns realizadores e muitos críticos, mas dos "verdadeiros") tiveram na formação cinéfila da nossa geração. Permite-me juntar a minha à tua voz e participar também da justa homenagem que aqui lhes fazes.
Mas até isso mudou nos dias que correm. Basta darmos uma vista de olhos por aí (o blogue "Cineroad" é um bom exemplo, visto ser um dos que tem por lá bastantes comentadores "de serviço") para constatarmos toda a altivez que as novas gerações cultivam em autênticos lobbies pseudo-culturais. E depois se nós tentamos passar-lhes um pouco da nossa experiência, como outros antes de nós o fizeram, somos acusados de paternalistas, arrogantes e outros mimos que tais.
Ainda bem que tive de aprender com tanta gente e não nasci ensinado
Um abraço
Tens certa razão no que afirmas, nowhereman. Mas como disse outro dia ao Chico do excelente blogue "MYONETHOUSANDMOVIES" (julgo que conheces, mas caso contrário passa por lá que não te arrependes), não vale a pena perdermos tempo em chatear-nos com isso. É malta nova, com o sangue na guelra, e há que dar o devido desconto. E depois não podemos avaliar todos pela mesma bitola. O Roberto Simões, autor do blogue que citas, e alguns outros jovens que tenho conhecido por aí, parecem-me ter outro tipo de formação, que os distingue dos componentes dos tais lobbies de que falas, e com toda a razão.
Abraço
Para que conste, o autor do CineRoad passou a censurar os comentários - da minha parte já são dois que não aparecem. Desconheço a razão, até porque eram comentários correctissimos.
Que queres que te diga, amigo Billy? Trata-se de uma prerrogativa dos chamados "administradores" de blogues, se bem que seja direito que eu nunca utilizaria por aqui, como bem sabes. Para censura chegou aquela que sentimos quando éramos jovens e de que esta malta não tem memória (nem poderiam ter, visto ainda não serem nascidos). É pena, até porque achava esse blogue catita. Mas enfim, cada um lá sabe as linhas com que se cose. Se calhar opinaste algo inconveniente e agora tornaram-te "persona non grata" :)
Abraço
"Censura"? A sério?
Pois não sei, amigo Sam, pelo menos o Billy Wilder queixa-se que os seus últimos comentários não foram publicados. Mas só o Roberto poderá dizer de sua justiça.
Afinal parece que o meu amigo Billy Rider se tornou mesmo tema tabu no Cineroad. Hoje deixei lá um comentário, entre alguns outros, perguntando se haveria alguma razão pela qual os seus comentários não sejam publicados. Foi o único que também não apareceu...
Então como está isso da censura ao Billy? O Roberto ainda não se pronunciou? Não há aí nenhum mal entendido?
Estranhamente o Roberto não me respondeu, por isso não sei.
Caro Rato, gostava de conhecer as listas pessoais de algumas das personalidades inquiridas. Podes divulgar as escolhas do Lauro António, do Eduardo Prado Coelho, do João Bénard da Costa, do Manuel Cintra Ferreira, do João Lopes, do Mário Jorge Torres e do António Pedro Vasconcelos?
Muito obrigado!
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