Como esperado, o Festival de Veneza 2011 terá uma programação de peso na sua 68ª edição, entre 31 de Agosto e 10 de Setembro. Os novos filmes de Roman Polanski, "God of Carnage", e "A Dangerous Method", de David Cronenberg, vão estar na disputa pelo Leão de Ouro ao lado de outros grandes realizadores do cinema mundial. "The Ides of March", com George Clooney à frente e atrás das cameras, será o filme de abertura. É um filme sobre o poder, inspirado na tortuosa candidatura para a presidência dos EUA de Howard Dean, em 2004. Fora de competição, chamam a atenção as longas-metragens dirigidas por Madonna ("W.E."), e pelo polivalente James Franco ("Sal"), este último um biopic sobre o actor Sal Mineo.
Baseado na peça de Yasmina Reza, "God of Carnage" é o primeiro filme de Polanski depois que o realizador saiu da prisão domiciliária na Suíça. O elenco é encabeçado por Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly e o filme narra a história de dois casais que medem forças num ambiente de tensão psicológica crescente, em que Polanski é perito. Abel Ferrara regressa com um drama apocalíptico de ficção científica, "4:44 Last Day on Earth", que nos relata o que aconteceria caso as pessoas soubessem que o mundo ia acabar em determinada data. Willem Dafoe é o protagonista do filme, adaptado do romance do canadiano Don McKellar, intitulado “Last Night”.
"A Dangerous Method" é o terceiro trabalho de David Cronenberg com Viggo Mortensen, o seu actor fetiche, que interpreta Sigmund Freud, num momento em que a disputa com o seu rival Carl Jung é mais acesa. O pano de fundo dramático da história passa pela relação entre Jung e a jovem Sabina Spielrein (Keira Knightley), que de paciente com antecedentes de violência se transforma em amante do psiquiatra. Em competição também estará “Wuthering Heights”, baseado na obra-prima da britânica Emily Brontë, e dirigido por Andrea Arnold, bem como “Shame”, de Steven McQueen, neto do lendário actor.
No panteão de cineastas veteranos em festivais estão o russo Aleksander Sokurov ("Faust", versão da lenda celebrizada por Goethe), Todd Solondz ("Dark Horse", com o regresso aos écrans de Mia Farrow) e o francês Philippe Garrel (“Un Été Brulant”). Outro destaque é o filme “Tinker, Tailor, Soldier, Spy”, de Tomas Alfredson, com Gary Oldman no papel do agente Smiley, a personagem de John LeCarré, e que conta ainda com o excelente Colin Firth.
No conjunto das várias secções do Festival incluído na Bienal de Veneza serão apresentados 65 filmes em estreia absoluta e mais algumas projeções de homenagem. É o caso do aguardado documentário em cópia restaurada de Nicholas Ray, “We Can’t Go Home Again” e do inédito “Don’t Expect Too Much” do mesmo realizador. Al Pacino receberá uma homenagem especial e terá também a oportunidade de mostrar o seu terceiro trabalho como cineasta, “Wilde Salome”, feito a partir da obra de Oscar Wilde.
Steven Soderbergh exibe o filme de catástrofe "Contagion" e chega acompanhado por um elenco poderoso – Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Jude Law, e Laurence Fishburne. Se metade for a Veneza, a sua simples presença já fará a alegria dos fotógrafos. O italiano Marco Bellocchio vai exibir uma cópia restaurada de “Nel Nome del Padre” (realizado em 1972) e receber um Leão de Ouro especial pelo conjunto da obra. Também haverá sessões especiais dos novos filmes de Chantal Akerman (“La Folie Almayer”) e Jonathan Demme (o documentário “I'm Carolyn Parker: The Good, The Mad and The Beautiful”).
Até 10 de Setembro, dia em que será anunciado o vencedor deste ano, prevê-se que o júri, presidido por Darren Aronofsky (que ganhou o estival em 2008 com "The Fighter" e concorreu no ano passado com "Black Swan") tenha grande dificuldade na escolha. Confira de seguida os filmes que estarão na disputa pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011:
“The Ides of March”, de George Clooney (filme de abertura, EUA)
“Tinker, Taylor, Soldier, Spy”, de Tomas Alfredson (Reino Unido)
“Wuthering Heights”, de Andrea Arnold (Reino Unido)
“Texas Killing Fields”, de Ami Canaan Mann (EUA)
“Quando La Notte”, de Cristina Comencini (Itália)
“Terraferma”, de Emanuele Crialese (Itália)
“A Dangerous Method”, de David Cronenberg (Alemanha, Canadá)
“4:44 Last Day on Earth”, de Abel Ferrara (EUA)
“Killer Joe”, de William Friedkin (EUA)
“Un Été Brulant”, de Philippe Garrel (França)
“Taojie (A Simple Life)”, de Ann Hui (China)
“Hahithalfut (The Exchange)”, de Eran Kolirin (Israel)
“Alpeis (Alps)”, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
“Shame”, de Steve McQueen (Reino Unido)
“L'Ultimo Terrestre”, de Gian Alfonso Pacinotti, Gipi (Itália)
“God of Carnage”, de Roman Polanski (França)
“Poulet Aux Prunes”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (França)
“Faust”, de Aleksander Sokurov (Rússia)
“Dark Horse”, de Todd Solondz (EUA)
“Himizu”, de Sion Sono (Japão)
“Seediq Bale”, de Te-Sheng Wei (China)
“Tinker, Taylor, Soldier, Spy”, de Tomas Alfredson (Reino Unido)
“Wuthering Heights”, de Andrea Arnold (Reino Unido)
“Texas Killing Fields”, de Ami Canaan Mann (EUA)
“Quando La Notte”, de Cristina Comencini (Itália)
“Terraferma”, de Emanuele Crialese (Itália)
“A Dangerous Method”, de David Cronenberg (Alemanha, Canadá)
“4:44 Last Day on Earth”, de Abel Ferrara (EUA)
“Killer Joe”, de William Friedkin (EUA)
“Un Été Brulant”, de Philippe Garrel (França)
“Taojie (A Simple Life)”, de Ann Hui (China)
“Hahithalfut (The Exchange)”, de Eran Kolirin (Israel)
“Alpeis (Alps)”, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
“Shame”, de Steve McQueen (Reino Unido)
“L'Ultimo Terrestre”, de Gian Alfonso Pacinotti, Gipi (Itália)
“God of Carnage”, de Roman Polanski (França)
“Poulet Aux Prunes”, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud (França)
“Faust”, de Aleksander Sokurov (Rússia)
“Dark Horse”, de Todd Solondz (EUA)
“Himizu”, de Sion Sono (Japão)
“Seediq Bale”, de Te-Sheng Wei (China)
Sem comentários:
Enviar um comentário