sábado, julho 06, 2019

L'ORRIBILE SEGRETO DEL DR. HICHCOCK (1962)

O HORRÍVEL SEGREDO DO DR. HICHCOCK
Um Filme de RICCARDO FREDA (as ROBERT HAMPTON)

Com Barbara Steele, Robert Flemyng, Silvano Tranquilli (as Montgomery Glenn), Maria Teresa Vianello (as Teresa Fitzgerald), Harriet Medin (as Harriet White), etc.

ITÁLIA / 88 min / COR / 
16X9 (1.85:1)

Estreia em Itália (Milão), a 23/8/1962
Estreia na GB em 1963
Estreia nos EUA a 2/12/1964





Estamos em Londres, no ano de 1885, e o Professor Bernard Hichcock (Robert Flemyng) é um famoso cirurgião que divide o seu tempo entre um Hospital Universitário (onde dirige eficazmente uma equipa de médicos) e a sua majestosa mansão, onde a esposa, Margaretha (Maria Teresa Vianello), costuma receber a alta sociedade londrina, entretendo-a com os seus dotes musicais. Mas, na intimidade, Margaretha satisfaz os caprichos do marido, o qual, através da administração de um poderoso anestético, a coloca em estado de sono profundo para assim poder satisfazer os seus apetites sexuais. Estamos, obviamente, diante de um tema que desde sempre foi um tema-tabu no mundo do cinema: a necrofilia. Mas um dia as coisas não correm como de costume, e uma overdose do tal anestético leva Margaretha à morte. Depois do funeral (uma sequência à chuva muito elogiada, que levou o crítico Raymond Durgnat a escrever «quanto eficaz uma boa iluminação pode ser, capaz de dar a um filme de terror uma poesia visual única no cinema.»), Hichcock abandona Londres, deixando a mansão entregue à governanta, Martha (Harriet Medin).


Alguns anos mais tarde o Professor regressa em companhia de uma nova esposa, Cynthia (Barbara Steele), pronto a iniciar uma nova vida. Mas as coisas não correm como o desejado, quer no Hospital (onde os seus antigos dotes cirúrgicos parecem encontrar-se em declínio) quer sobretudo em casa, onde os fantasmas do passado se começam a sobrepor à vivência conjugal. Martha continua como governanta omnipresente, e vê na recém-chegada uma afronta à sua falecida patroa, com a qual mantinha as cumplicidades necessárias à concretização dos desejos sexuais do senhor da casa. E não leva muito tempo até que Cynthia comece a ver e a ouvir coisas misteriosas, que a fazem acreditar num regresso dos mortos de Margaretha. Será que está a perder a razão ou os seus mais secretos temores ir-se-ão tornar realidade? Ajudado por uma cinematografia e uma música bastante eficazes, Riccardo Freda consegue criar uma atmosfera envolvente durante todo o filme, que deixa o espectador inquieto até às últimas cenas.


"L'Orribile Segreto Del Dr. Hichcock" (Hichcock sem o "t", para evitar problemas judiciais com o mestre do suspense) é um filme agradável de se ver, sobretudo pelo clima conseguido, uma vez que descarta cenas de violência gratuita e sanguinolenta. E, depois, a maior parte dos actores são convincentes, desde o carrancudo Professor, passando pela perturbante governanta, até à já lendária Barbara Steele, que uma vez mais se sente como peixe na água neste tipo de filmes. Na altura, Barbara encontrava-se presente no cast do "Fellini 8 e 1/2", tendo-se ausentado durante 10 dias para filmar este "Horrível Segredo". A rodagem do filme levou apenas 14 dias, tendo ficado concluído em Abril de 1962, conforme Freda tinha apostado. Existem duas versões disponíveis: a original italiana (cujo download poderá ser feito aqui) e uma cópia americana (cortada em cerca 12 minutos), que infelizmente foi a usada para a edição em Blu-Ray (a evitar portanto). 




CURIOSIDADES:

- A mansão que aparece no filme é a chamada Villa Peruchetti, situada perto de Roma (na Lazio), sendo hoje em dia a Embaixada Búlgara em Itália.

- Robert Flemyng, ao descobrir pela leitura do argumento, que o seu personagem tinha tendências necrófitas, tentou abandonar o projecto, mas o seu contrato não o permitiu.

Sem comentários: