Nascido a 19/2/1924, em Nova Iorque, EUA Falecido a 29/8/1987, em Tucson, Arizona, EUA |
Ele era um bêbado incorrigível, dentro e fora dos écrans, e entrou nos filmes mais violentos da sua época. Mas primeiro e acima de tudo, Lee Marvin foi um actor fantástico e um dos mais cool que o cinema nos deu a conhecer. Lembrado pelas muitas personagens de “durões” que interpretou ao longo de 4 décadas (dos anos 50 aos anos 80), a sua época de “ouro” centra-se na segunda metade dos anos 60, na qual se inserem os seus filmes mais famosos: “Cat Ballou” (1965) (que lhe trouxe o seu único Óscar, bem como o Globo de Ouro na categoria de actor principal), “The Ship Of Fools” (1965) (uma magnífica interpretação, destacando-se de um grande lote de actores consagrados), “The Dirty Dozen” (1967) (talvez o filme mais popular de todos, mas que Marvin detestava por achá-lo uma fraca caricatura da guerra), “Point Blank” (1967) (um dos seus papeis mais marcantes) ou “Paint Your Wagon” (1969) (uma deliciosa comédia musical, ao lado de Clint Eastwood e Jean Seberg, onde interpreta um dos maiores hits daquele ano, “Wandrin’ Star”).
Filho de um
publicitário e de uma designer de
moda, Lee Marvin nasceu em Nova
Iorque, a 19 de Fevereiro de 1924 (o nome “Lee” foi-lhe atribuído em honra do
general confederado Robert E. Lee), e começou bem cedo a fazer jus à fama de
“macho”, ao ser expulso de várias escolas durante a juventude. Nos inícios da
2ª Guerra Mundial, Lee Marvin
alistou-se no Corpo de Fuzileiros Navais, sendo ferido com alguma gravidade em Junho de 1944,
durante a batalha de Saipan. Passou o resto da guerra em convalescença, na sua
cidade natal, onde mais tarde conseguiu o primeiro emprego como aprendiz
de canalizador, em Woodstock. Essa profissão levá-lo-ia um dia a reparar as
instalações sanitárias de um teatro, onde se manifestou a sua paixão pelas luzes da ribalta. Chegou a substituir um actor doente durante um ensaio, e, pouco
depois, começou a frequentar um curso de representação, o que o levou a desempenhar
pequenos papeis em produções teatrais e também televisivas.
No início dos anos
50, já casado com a sua primeira mulher, Elizabeth (que lhe daria 4 filhos), Lee Marvin mudou-se para Hollywood e as
suas participações em filmes não pararam de crescer, quer em quantidade quer em
importância, tornando-o, pouco a pouco, num actor bastante conhecido, sobretudo
em papeis de “vilão”, e também por causa da sua aparência física, que o cabelo grisalho prematuro evidenciava ainda mais. O primeiro
filme em que participou como actor principal foi “Eight Iron Man” (1952), de Edward Dmytryk. Seguiu-se “The Big Heat” (1953), um filme
realizado pelo prestigiado Fritz Lang, que o ajudaria a cimentar ainda mais a
sua imagem de marca. Durante toda a década de 50, Lee Marvin participou também em inúmeras séries televisivas, a mais
célebre das quais foi “M Squad”
(1957-1960), onde desempenhou o papel do detective Frank Ballinger em mais de
100 episódios.
“The Killers”
(1964), de Don Siegel, seria o seu primeiro papel importante da nova década de
60 e no ano seguinte receberia o seu único Óscar (e também o Globo de Ouro)
pela sua interpretação de um pistoleiro em constante estado de embriaguez no
filme “Cat Ballou” (1965), no qual
contracenava com Jane Fonda. Outros prémios atribuídos durante a sua carreira
poderão ser conferidos aqui. Lee Marvin, que nunca foi uma pessoa
sentimental, guardava apenas 4 recordações da sua carreira: A estatueta do
Óscar («I think
half of this belongs to a horse somewhere out in the [San Fernando] Valley», foi uma das frases com que brindou o público) a
distinção que recebeu do National Cowboy Hall of Fame pelo filme “The Man Who Shot Liberty Valance” (1962),
o Disco de Ouro pela venda de 1 milhão de exemplares da canção “Wandrin’ Star”
e o sapato de salto alto com que a actriz Vivien Leigh o agrediu no filme “The Ship Of Fools” (1965).
A grandeza de um actor também se mede pelos papeis a que diz não. E ao longo da sua
carreira, Lee Marvin recusou entrar,
por motivos diversos, em muitos filmes que se tornariam grandes êxitos de
bilheteira: “Per Qualche Dollaro In Piú” (1966), “The Wild Bunch” (1969),
“Patton” (1970), “Dirty Harry” (1971), “The French Connection” (1971),
“Deliverance” (1972), “Salvador” (1986), foram alguns desses filmes. Depois de
em Dezembro de 1986 ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica abdominal, Lee Marvin foi hospitalizado no Tucson
Medical Center, no Arizona, em 13 de Agosto de 1987, por causa de uma gripe.
Quinze dias depois o actor viria a falecer de um ataque cardíaco fulminante.
Tinha apenas 63 anos (vivia desde 1970 com a segunda mulher, Pamela) e foi
sepultado junto ao boxeur Joe Louis, no cemitério nacional de Arlington.
FILMOGRAFIA:
1986 – The Delta Force / Força Delta
1984 – Canicule (Dog Day) / Ventos de Violência
1983 – Gorky Park / O Mistério de Gorky Park
1981 – Death Hunt / Caçada Implacável
1980 – The Big Red One / O Sargento Da Força Um
1979 – Avalanche Express / O Expresso Avalanche
1976 – The Great
Scout & Cathouse Thursday / Barafunda No Faroeste
1976 – Shout At The
Devil / Armadilha Internacional
1974 – Apache Chronicle
1974 – The Klansmen
/ O Homem Do Klan
1974 – The Spikes
Gang / A Quadrilha De Spikes
1973 – The Iceman
Cometh / O Homem De Gelo
1973 – Emperor Of The North Pole / Desafio De Gigantes
1972 – Pocket Money / Dinheiro Trocado
1971 – Prime Cut / Carne De Primeira
1970 – Monte Walsh / Um Homem Difícil De Morrer
1969 – Paint Your Wagon / Os Maridos De Elizabeth – Nomeado para
o Globo de Ouro
1968 – Hell In The
Pacific / Duelo No Pacífico
1967 – Sergeant
Ryker / Sargento Ryker
1967 – Point Blank / À Queima-Roupa
1967 – The Dirty
Dozen / Doze Indomáveis Patifes
1966 – The
Professionals / Os Profissionais
1965 – Ship Of
Fools / A Nave Dos Loucos
1965 – Cat Ballou / Mulher Felina – Vencedor de
1 Óscar e de 1 Globo de Ouro
1964 – The Killers / Contrato Para Matar
1963 – Donovan’s Reef / A Taberna Do Irlandês
1963 – The
Americanization Of Emily / Herói Precisa-se
1962 - The Man Who Shot Liberty Valance / O Homem Que Matou Liberty Valance
1958 – The
1957 – Raintree County / A Árvore Da Vida
1956 – The Rack /
Suplício
1956 – Pillars Of
The Sky / Pilares Do Céu
1956 – Attack /
Ataque
1956 – Seven Men
From Now / Sete Homens Para Matar
1955 – Shack Out On
101
1955 – I Died A
Thousand Times / Morri Mil Vezes
1955 – Pete Kelly’s Blues / Melodia Negra
1955 – A Life In The Balance / Entre A Vida E A Morte
1955 – Not As A Stranger / Médico E Só Médico
1955 – Violent
Saturday / Sábado Trágico
1955 – Bad Day At
Black Rock / A Conspiração Do Silêncio
1954 – The Raid / A Ferro E Fogo
1954 – The Caine Mutiny / Os Revoltados Do Caine
1954 – Gorilla At Large / O Gorila À Solta
1953 – The Wild One
/ O Selvagem
1953 – Gun Fury / A
Fúria Das Armas
1953 – The Big Heat
/ Corrupção
1953 – The Stranger Wore A Gun / O Forasteiro Estava
Armado
1953 – The Glory
Brigade / A Brigada Da Glória
1953 – Seminole / Massacre
1952 – Eight Iron Men / Oito Homens De Ferro
1952 – Hangman’s Knot / O Laço Do Carrasco
1952 – The Duel At Silver Creek / A Cidade Do Pecado
1952 – We’re Not Married! / Não Estamos Casados (não creditado)
1952 – Diplomatic Courier / Correio Diplomático (não
creditado)
1952 – Hong Kong (não creditado)
1951 – Dawn Among
The Sheltering Palms (Friendly
Island ) / A Ilha Do
Amor
1951 – Teresa (não creditado)
1951 – You’re On The Navy Now / Marinheiros De Água
Doce (não creditado)
1 comentário:
Um ícone do cinema assim como um verdadeiro símbolo da virilidade masculina no grande ecrã.
cumprimentos
A Bola Indígena,
http://bolaindigena.blogspot.pt/
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