quarta-feira, abril 12, 2023

PHENOMENA (1985)

PHENOMENA
Um filme de DARIO ARGENTO


Com Jennifer Connelly, Donald Pleasence, Daria Nicolodi, Dalila Di Lazzaro, Patrick Bauchau, Fiore Argento, etc.

ITÁLIA-SUIÇA / 116 min / 
COR / 16X9 (1.66:1)

Estreia em Itália: 31/1/1985
Estreia em Portugal: Fevereiro 1986 (Fantasporto)

 




De entre toda a sua filmografia, que actualmente é constituída por cerca de trinta títulos, desde “O Pássaro das Plumas de Cristal” (1970) até “Occhiali Neri” (2022), Dario Argento, um dos percursores do chamado giallo italiano (a par de Mario Bava), tem por este filme uma especial simpatia, a ponto de o considerar por vezes o seu filme favorito. Jennifer Connelly, que o realizador conheceu durante a rodagem de “Era Uma Vez na América”, de Sergio Leone, desempenha aqui o papel principal de uma jovem americana, filha de um actor de cinema, que se encontra hospedada temporariamente num internato de elite para raparigas na Suiça. Jennifer Corvino, assim se chama a nossa heroína, tem duas particularidades que a distinguem das demais: é sonâmbula e tem uma afeição especial por insectos, a ponto de conseguir comunicar com eles. Aqui entramos já no campo do sobrenatural, que vai coexistir, ao longo do filme, com o assassínio de algumas jovens da região, conhecida como a “Transilvânia Suiça”. As vítimas do mais que provável serial killer são sempre horrivelmente desmembradas.



Como é característica dominante nos filmes de Dario Argento, a atmosfera ameaçadora impõe-se em “Phenomena”, filmada sempre com grande mestria e assente num apelativo fundo musical, que aqui recorre a temas de bandas de heavy metal: Goblin, Iron Maiden, Motörhead ou Andi Sex Gang. Registo ainda para a participação do Rolling Stone Bill Wyman e ainda de Claudio Simonetti, que escreve e interpreta o tema principal do filme. Pelo meio vão aparecendo os desempenhos mais ou menos caricatos dos intérpretes ou ainda a pobreza dos diálogos, algo infelizmente também comum nos filmes de Argento. Mas os fans parecem desculpar sempre estes aspectos menos conseguidos, trocando-os alegremente pelo tal clima único que só nos filmes de Argento se é capaz de respirar. Eu próprio pertenço a esse clube restrito, que identifica à primeira visão todos os maneirismos do realizador, os quais, embora toscos, têm o condão de nos fascinar. Vá-se lá saber porquê.



ALGUMAS CURIOSIDADES:

- Jennifer Connelly teve sempre uma relação problemática com a chimpanzé do filme, que inclusive a chegou a morder, arrancando-lhe parte de um dedo, o que a levou de urgência ao hospital.

- Dario Argento resolveu escrever o argumento (de parceria com Franco Ferrini) e realizar “Phenomena” porque soube que os insectos são usados às vezes durante as investigações de assassinatos.

- Filme rodado originalmente na língua inglesa e só depois dobrado para italiano.

- Quando “Phenomena” foi comprado pela New Line Cinema para exibição nos EUA, foram cortados 29 minutos, tendo sido criado outro título – “Creepers” – com o qual o filme se estreou em território americano. Foi esta mesma versão a que foi lançada no Reino Unido, na primavera de 1986.

1 comentário:

Amâncio disse...

"Maldito" chimpanzé, morder a bela Jennifer... mas, enfim, o animal não tem culpa pois o lugar dele não é num estúdio de cinema. Fiquei com vontade de rever isto. Cumprimentos Rato.