Nascido a 18 de Maio de 1897, em Bisanquino, Itália
Falecido a 3 de Setembro de 1991, em La Quinta, Califórnia, EUA
«There is one word that aptly describes Hollywood - nervous»
Uma das mais discutidas personalidades do cinema americano, estabeleceu a sua reputação - sólida e popular - nos anos 30, ao identificar-se, melhor que nenhum outro, ao "new deal" rooseveltiano, e aos seus ideais democráticos e humanitários. Os seus filmes da época ilustram exemplarmente essa ideologia e valeram-lhe um grande sucesso e múltiplos prémios. Depois, as modas foram-lhe hostis, mas, nos últimos anos, e já depois de terminada a carreira, Capra conheceu de novo e graças aos filmes dessa época, os favores do público e da crítica jovens que procederam à sua reabilitação.
Nasceu a 18 de Maio de 1897, sexto dos sete filhos de Salvatore e Sara Nicolas Capra, camponeses sicilianos de Bisanquino, aldeia perto de Palermo, tendo emigrado para os Estados Unidos, juntamente com os pais e os três irmãos mais novos, apenas com 6 anos (só voltou à Itália em 1976, onde foi alvo de uma grande homenagem). Frank vende jornais nas ruas de Los Angeles mas, ao contrário dos irmãos, frequenta a escola, termina o liceu com distinção e matricula-se na faculdade, cujos estudos consegue financiar através de bolsas e em diversos trabalhos a tempo parcial. Em 1918 licencia-se em engenharia química pelo Troop Polytechnic Institute e em 1921 ingressa no cinema, onde foi assistente de realização. De 1922 a 1924 trabalha na montagem e escreve os argumentos para Mack Sennett, especializando-se como gag-man. Em 1925 inicia a sua colaboração com Harry Langdon, sendo, ao que parece, o criador do personagem mais popular desse actor. Rompeu com Langdon e realizou o primeiro filme sózinho, que foi um fracasso. Em 1927 divorcia-se da actriz Helen Howell que conhecera durante a rodagem de "Greed", de Stroheim, e com quem estivera casado 4 anos. A partir de 1928 começa a definir-se o seu estilo, que lhe vai valendo crescente popularidade. A glória começa com "Lady For a Day" [1933], passa por "It Happened One Night" [1934], um dos filmes de Hollywood mais premiados de todos os tempos e prolonga-se até 1941.
Por esta altura, Capra conquistara uma importante posição no interior do sistema dos estúdios, desenvolvera estreitas relações de trabalho e granjeava a reputação de conseguir manter uma boa atmosfera de trabalho durante as rodagens, bem como uma excelente relação com os seus actores. Para além disso conseguira o privilégio de exercer o controle pessoal sobre o argumento, o casting e a montagem dos seus filmes. O respeito pelo seu nome no interior da comunidade cinematográfica acentua-se, sendo-lhe atribuídas um total de 28 nomeações pelo conjunto da sua obra (seis dessas nomeações saíriam vencedoras, incluindo as de melhor realização por "Mr. Deeds Goes To Town" [1936] e "You Can't Take It With You" [1938]. Capra assume igualmente um papel de relevo na definição da política dos estúdios.
Durante a guerra trabalha nos Serviços Cinematográficos (série "Why We Fight") e em Setembro de 1943 comanda uma equipa especial que fotografa a frente de guerra. Nesse mesmo ano, Winston Churchill concede-lhe a Ordem do Império Britânico e em 1945 o General Marshall distingue-o com uma medalha pelos serviços prestados. Regressa a Hollywood no Verão desse ano para fundar, com William Wyler e George Stevens, a Liberty Films que se viria a fundir com a Paramount em 1947. Os seus filmes do post-guerra não são bem recebidos (o belissimo "It's a Wonderful Life" [1946] só muito mais tarde seria considerado um dos melhores e mais populares filmes do cineasta) e Capra permanece fora do cinema durante quase toda a década de 50, trabalhando então para a televisão. Apesar de nunca ter tornado públicas as suas convicções políticas, descobre em 1952 que fora rotulado como simpatizante do partido comunista.
As suas últimas obras datam do fim dos anos 50, em colaboração com Frank Sinatra e Glenn Ford. Sempre mal acolhidas, Capra decide terminar a sua carreira em 1961, com um remake de "Lady For a Day". Entre 1969 e 1970, Frank Capra dedica-se a escrever a sua autobiografia: "The Name Above the Title". Dela se depreende como estes anos foram difíceis para o orgulhoso e, em tempos, poderoso cineasta. A publicação do livro lança Capra numa carreira de conferencista, fazendo-o encontrar no público estudante americano uma nova audiência. Finalmente, em 1977, a América prestou-lhe uma grande homenagem na passagem do seu octogésimo aniversário. Recebe um título honorário pela Universidade de Wesleyan em 1981 e o décimo American Film Institute's Life Achievement Award em Março de 1982. Quatro anos depois do desaparecimento da sua segunda mulher, Lucille Reyburn, com quem casara em Brooklyn em 1932 e de quem tivera quatro filhos, vem a falecer no dia 3 de Setembro de 1991, devido a um ataque de coração durante o sono. Tinha 94 anos.
FILMOGRAFIA:
1961 - Pocketful of Miracles / Milagre por um Dia (+ produção)
1959 - A Hole In the Head / Tristezas Não Pagam Dívidas (+ produção)
1951 - Here Comes the Groom / A Sorte Bate à Porta (+ produção)
1950 - Riding High / Desejo (+ produção)
1948 - State of the Union / Um Filho do Povo (+ produção)
1946 - It's a Wonderful Life / Do Céu Caíu uma Estrela
(+ argumento + produção)
1944 - Arsenic and Old Lace / O Mundo é um Manicómio
1941 - Meet John Doe / Um João Ninguém (+ produção)
1939 - Mr. Smith Goes to Washington / Peço a Palavra
1938 - You Can't Take It with You / Não o Levarás Contigo
1937 - Lost Horizon / Horizonte Perdido
1936 - Mr. Deeds Goes to Town / Doido com Juízo
1934 - Broadway Bill / Derradeira Vitória
1934 - It Happened One Night / Uma Noite Aconteceu
1933 - Lady For a Day / Milionária por um Dia
1933 - The Bitter Tea of General Yen / A Grande Muralha (+ produção)
1932 - American Madness / Loucura Americana (+ produção)
1932 - Forbidden / O Seu Grande Amor (+ produção)
1931 - Platinum Blonde / Loira Platinada (+ produção)
1931 - The Miracle Woman
1931 - Dirigible / O Dirigível (+ produção)
1930 - Rain or Shine (+ produção)
1930 - Ladies of Leisure
1929 - Flight (+ produção)
1929 - The Donovan Affair
1929 - The Younger Generation / A Geração Moderna
1928 - Submarine / O Mergulhador
1928 - The Power of the Press
1928 - Say It with Sables / O Preço do Amor
1928 - The Way of the Strong
1928 - The Matinee Idol (+ produção)
1928 - So This Is Love?
1928 - That Certain Thing (+ produção)
1927 - For the Love of Mike / Os Três Pais
1927 - Long Pants / Calças Compridas
1926 - The Strong Man / Atleta à Força
Sem comentários:
Enviar um comentário