domingo, maio 15, 2011

O FESTIVAL DE CANNES

O maior festival de cinema do mundo foi criado em 1939, quando o ministro francês da Educação Pública e das Artes propôs a criação de um evento internacional de cinema no país. Devido ao seu cenário encantador e sol magnífico, Cannes, na região da Cote d’Azur, foi a cidade escolhida como anfitriã do evento, que teve Louis Lumière como presidente do júri. Devido à II Grande Guerra Mundial, o evento foi adiado e só em 1945 é que a ideia de organizar um festival de cinema ressurgiu. A Associação Francesa da Acção Artística foi incumbida de organizar o evento e, assim, a primeira edição do Festival de Cannes teve início a 20 de Setembro de 1946, no Casino local. As primeiras edições do Festival tinham, essencialmente, um cariz social e turístico e o evento era mais um fórum cinematográfico do que um festival competitivo, já que todos os filmes tinham direito a um prémio.
Entre 1948 e 1950, o Festival é suspenso por falta de fundos, mas com o passar dos anos ganha cada vez mais participantes e notoriedade. Para tal, também muito contribuiu a instituição da Palme d’Or, em 1954, que substituiu o Grande Prémio do Festival Internacional de Cinema, entregue desde a primeira edição do evento. A entrega da palma foi suspensa entre 1964 e 1974, quando o Grande Prémio foi novamente instituído. No entanto, a partir de 1975, a palma voltaria a tornar-se o símbolo maior da competição, premiando o realizador do melhor filme da competição oficial.

A criação, em 1959, do Marché du Film (Mercado do Filme) aumentou ainda mais o impacto do Festival e acentuou o seu lado comercial. Mas o Festival nunca descorou a sua faceta artística e a criação, em 1962 e 1969, respectivamente das secções Semana Internacional dos Críticos e Quinzena dos Realizadores, reforçaram o Festival como montra artística internacional.
Se nas primeiras edições do Festival os filmes eram escolhidos pelos seus países de origem, a partir de 1972, a organização do Festival tomou a decisão de escolher, ela própria, os filmes que participavam na competição. Tal decisão tornou-se num importante marco do Festival e logo foi seguida por outros festivais congéneres.
Em 2002, o Festival assinalou o seu 55º aniversário com a exibição de grande parte dos filmes da (suspensa) edição de 1939, tendo sido instituído um júri para escolher o melhor filme. Actualmente, o Festival de Cannes é muito mais que um “mero” evento competitivo e à sua volta, diversos acontecimentos (colóquios, mercados, retrospectivas, concertos, tributos, workshops, etc), dão-lhe uma dimensão única, acentuando as suas diversas facetas: montra artística internacional, evento social e importante mercado comercial.

Sem comentários: