domingo, agosto 15, 2010

UMBERTO D (1952)

UMBERTO D
Um filme de VITTORIO DE SICA


Com Carlo Battisti, Maria Pia Casilio, Lina Gennari

ITÁLIA / 89 min / PB / 4X3 (1.37:1)

Estreia em Itália a 20/1/1952
Estreia em Portugal a 18/3/1953
(Lisboa, cinema Império)


“Umberto D”, realizado no ano seguinte ao de “Miracolo a Milano”, o maior fracasso comercial da carreira de Vittorio De Sica, permanece ainda hoje como um dos mais dramáticos e perturbadores documentos sobre a solidão humana. Filme em que l’uomo qualunque é captado, num momento da sua vida, com todo o despojamento e isenção que a arte cinematográfica jamais conseguira, “Umberto D” apresenta-nos uma sucessão de instantes que compõem a vivência plena da solidão de um homem.

Se estar só significa ensimesmar-se, então Umberto Domenico Ferrari é realmente um homem só. Mas a sua solidão pertence-lhe tão intimamente que não precisa do “inferno dos outros” para existir: é inalienável e inconsolável, voltada para os actos insignificantes e banais do quotidiano com desprendimento e ironia. Umberto é um homem anónimo a quem nada de excepcional acontece. Velho, cansado e melancólico, contempla a passagem do tempo com olhos tranquilos. Vemo-lo deitar-se, acertar o despertador, levantar-se, conversar com a criada, sair à rua, internar-se no hospital. Acompanhamos esse homem em lugares e instantes, sentimo-lo perto de nós, acariciamos o crepúsculo dessa vida insignificante, para nos rendermos à ternura e à emoção que ela desperta em nós.

“Umberto D” é o filme mais perfeito de De Sica. Mas poderá ser melhor entendido se pensarmos também em “Ladri di Biciclette”. Porque “Umberto D”, tal como este último, é a história de uma busca, a história de uma amizade que o desespero vem ensombrar, e do seu reencontro depois de um momento de pânico. A relação do velho reformado com o seu cão, é a mesma que se mostra no outro filme entre o colador de cartazes e o seu filho. Num e noutro é também um momento de desespero que a põe em causa: a bofetada do homem ao filho ecoa na tentativa de suicídio de Umberto com o seu cão. Um chora, o outro esbraceja. Ambos se afastam timoratos. E ambos regressam numa lancinante e comovente sequência.

“Ladri di Biciclette” assume a forma de um documento social sobre a miséria e a exploração, “Umberto D” é um documento humano, sobre outra forma de párias da sociedade. Talvez por isso, por se concentrar mais na pessoa, nos gestos, nas banalidades do quotidiano, “Umberto D” tenha resistido melhor ao tempo, e se afirme, para além de escolas e modas, como um comovente testemunho da digninade do ser humano. Uma das perturbantes e belissimas sequências do filme mostra-nos Umberto tentando pedir esmola, estendendo a mão e logo, quando alguém se prepara para lhe depositar uma moeda, virá-la como se verificasse se chovia ou não.

Tal como acima foi dito, e à semelhança de “Ladri di Biciclette”, também “Umberto D” enceta uma busca. Se no primeiro era a procura de um instrumento de trabalho, aqui trata-se de encontrar um lugar onde deixar o cão antes de se cometer o suicídio. O que nos leva a outro belissimo momento, após o longo e vão percurso: o abandono do cão no jardim junto das crianças, a fuga do animal depois da tentativa de suicídio e o esforço de Umberto para o recuperar e ganhar-lhe outra vez a confiança. Juntos de novo, contando apenas um com o outro, são deixados na rua pela câmara, como Chaplin deixava o seu personagem no final dos seus filmes.

CURIOSIDADES:

- Os intervenientes principais no filme, Carlo Battisti e Maria Pia Casilio nunca tinham actuado antes de participarem neste filme

- Foram usados dois cães no filme

- Após restauração feita pela maior companhia televisiva de Itália ("Mediaset") o filme voltou a ser exibido em salas de Roma, Milão e Nova Iorque, em 1999.

- Filme dedicado por Vittorio De Sica ao seu pai

1 comentário:

DiogoF. disse...

É belíssimo este filme, tão real, tão subtil, tão alarmante. Muito "touchfull".

Aliás, como tudo o que é do De Sica.